sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Comparações à parte, o dia foi deles...


As torcidas de Flamengo e Palmeiras adoram falar e cantar ironicamente que Obina é melhor que Eto'o. Independente disso, o fato é que ambos foram essenciais nas goleadas que seus clubes impuseram aos adversários nessa quinta-feira (29/10) que passou.

O baiano arrebentou contra o Goiás marcando três dos 4 gols que o Palmeiras anotou contra o time de goiânia. Com o resultado, a equipe do Palestra reassumiu a liderança após tê-la perdido temporariamente para o São Paulo, já que estava com um jogo a menos do que o tricolor.

Com essa boa atuação, Obina chega aos 12 gols em 22 jogos pelo porco, atingindo uma média de 0,54% gols por partida. Para quem é considerado "medíocre", até que não está mal. Vejo-o longe disso, acho um atacante que precisa estar com a auto-estima levantada para conseguir produzir seu futebol.

Já o camaronês Eto'o que hoje defende a Inter, assinalou dois tentos contra o Palermo em uma disputa cheia de gols que terminou em 5 a 3 a favor do time milanista. O jogo foi válido pela 10° rodada do campeonato Italiano.

O ex-jogador do barça e que agora tenta o mesmo sucesso em Milão tem até o momento 9 partidas pelo seu novo clube, marcando em 5 ocasiões. Uma média de 0,55% gols por jogo. Um número considerável para quem se espera tanto na Itália.

E agora, quem é melhor?

Felipe Reis

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um time bem "técnico"


Resolvi montar meu time de botão só com treinadores que trabalharam ou ainda trabalham durante esse Campeonato Brasileiro. Nesse elenco todos são ex-jogadores, sendo que alguns foram craques e outros apenas medianos. Será que essa equipe chegaria longe na competição? Eu acho que sim, viu!?


1- Emerson Leão (Sport)
2- Estevam Soares (Barueri/Botafogo)
3- Ricardo Gomes (São Paulo)
4- Adílson Baptista (Cruzeiro)
5- Andrade (Flamengo)
6- Wanderley Luxemburgo (Palmeiras/Santos)
7- Renato Gaúcho (Fluminense)
8- Paulo César Carpeggiani (Vitória)
9- Sérginho Chulapa (Santos)
10- Muricy Ramalho (São Paulo/Palmeiras)
11- Mário Sérgio (Internacional)

Suplentes:

12- Sérgio Guedes (Santo André)
13- Wagner Mancini (Santos/Vitória)
14- Silas (Avaí)
15- Cuca (Flamengo/Fluminense)
16- Jorginho (Palmeiras)
17- Alexandre Gallo (Santo André)
18- Sérgio Soares (Santo André)
19- Luiz Carlos Goiano (Barueri)

Felipe Reis

Até que enfim, né?


Depois de 7 jogos, o Argentino Defederico que foi contratado a peso de ouro para ser o camisa 10 da equipe corintiana na Libertadores do ano que vem, conseguiu fazer seu primeiro gol em seu novo clube. O meia atacante foi o autor do único tento da partida entre Vitória e Corinthians no Barradão pela 32° rodada do Brasileirão.

Agora a pergunta que fica é se esse gol será o primeiro de muitos que virão por aí. Eu espero que sim, mas ao mesmo tempo sou cauteloso quando falo sobre o futebol desse jogador de apenas 20 anos. Acredito que ainda falta muito para jogar uma responsabilidade tão grande em cima de um jovem como ele. É deixar o tempo passar para ver se o "hermano" dará certo em nosso futebol.

Felipe Reis

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vieri botando fogo no Paulistão 2010?


Agora até os estrangeiros querem terminar a carreira no Brasil. Dessa vez é o italiano Christian Vieri que está dando preferência em jogar por aqui, podendo assinar um contrato com o Botafogo de Ribeirão Preto para o ano que vem. Isso mesmo, o jogador deve defender aquele Botafogo do interior paulista e não o seu parente mais famoso do Rio de Janeiro, como todos poderiam pensar.

Tudo indica que o Paulistão de 2010 conte mesmo com a participação do "ex-jogador em atividade". Após ter recuado na aposentadoria anunciada semana passada, Vieri é presença quase certa na competição, pelo o que informou o presidente do clube, Luiz Antônio Pereira, aos veículos de comunicação.

Acho totalmente desnecessária a vinda do atacante italiano para o time de Ribeirão. O que me faz pensar é que a equipe caipira possa desfrutar da imagem do jogador para expandir seu nome, porque se for esperar um retorno dentro de campo, creio que o sucesso seja pouco provável.

Felipe Reis

Mesmo sangue, corações diferentes...


Não será apenas a disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro que apimentará o jogo entre São Paulo e Internacional no Morumbi nesta Quarta-feira (28/10). Haverá também uma briga muito particular dentro de campo quando o juíz apitar o início da partida.

Tudo isso se deve ao fato dos irmãos Richarlyson e Alecsandro estarem em lados opostos quando a bola rolar. O polivalente meia do tricolor garante que não dará moleza ao seu irmão mais velho que atua pelo colorado. Por outro lado, o centroavante da equipe gaúcha quer marcar seu 16° gol na competição e ajudar seu time a alcançar a ponta da tabela.

Rick, como é chamado pelos torcedores e colegas de elenco, tenta seu quarto título consecutivo, enquanto Alecsandro busca o primeiro troféu do nacional para sua galeria e também a primeira vitória sobre seu irmão caçula. Até hoje foram 5 jogos com 4 derrotas e um empate.

Confira abaixo o histórico de confronto entre os dois:

ANO CAMPEONATO PARTIDA
2003 - Brasileirão - Fortaleza 1 x 0 Vitória
2004 - Série B - Santo André 2 x 0 Sport
2007 - Brasileirão - Cruzeiro 1 x 2 São Paulo
2007 - Brasileirão - São Paulo 1 x 0 Cruzeiro
2009 - Brasileirão - Internacional 2 x 2 São Paulo

Felipe Reis

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dá pra entender?


Revelado no Corinthians durante o Torneio Rio-São Paulo de 2000, Gil começou sua carreira de uma forma muito expressiva. Mesmo quando ainda era reserva naquele timaço que tinha craques como Rincón, Vampeta, Marcelinho, Ricardinho e Luizão, o jovem talento até então, já era notado como futura promessa no Parque São Jorge.

Assim que virou titular na equipe no ano de 2002 e herdou a camisa 10, Gil logo despontou como um dos ídolos da fiel levando o Corinthians aos títulos da Copa do Brasil e da Liga Rio-São Paulo. No ano seguinte, suas atuações continuaram boas, o que lhe rendeu até mesmo seis convocações para seleção, onde anotou dois gols.

Dava tudo certo, Gil era sensação no clube que jogava, ganhava títulos e quase sempre havia boatos de que poderia se transferir para grandes clubes europeus.

Foi aí que sua carreira começou a desmoronar. Com um ano apagado em 2004, o jogador foi vendo seu espaço diminuindo ainda mais com a chegada da MSI trazendo estrelas como Carlos Alberto, Roger, Nilmar e Tevez à Fazendinha.

Logo que saiu do Corinthians em 2005, indo para o Verdy Tokyo do Japão, estranhamente Gil se perdeu pelos caminhos da vida e não consegue mais dar continuidade ao bom futebol que apresentava no começo de carreira.

De 4 anos pra cá, o jogador já atuou pelo Cruzeiro, Gimnastic da Espanha, Inter de Porto Alegre e Botafogo e em nenhum desses times o ex-craque corintiano deixou saudades. Há cerca de um mês, Gil foi contratado pelo Flamengo e tudo indica que será mais um clube que seu futebol não vingará.

É triste ver um jogador assim em franca decadência. Em outros anos, eu mesmo me enganei sobre o seu potencial afirmando que se o São Paulo tinha Kaká e o Santos contava com Robinho, o Corinthians possuía Gil. Grande erro meu.

O que será que deve passar na cabeça dele sabendo que seu futebol nunca mais foi o mesmo? Eu tento achar explicação para isso e procuro saber se um jogador com tanto talento desperdiçado se importa com o que falam de sua queda de rendimento. Pelo visto, parece que não.

Felipe Reis

Injeção de ânimo neles!!!


Nos primeiros seis meses de 2009 estava tudo perfeito para o Corinthians. Após ter conseguido o retorno à elite do Campeonato Brasileiro, o timão começou o ano embalado com vitórias no campeonato paulista, aguardando a estréia do então recém contratado Ronaldo.

Para a sorte do time de Mano Menezes, o fenômeno superou as expectativas ao fazer a sua parte durante a campanha do clube no primeiro semestre. O resultado disso foi dois títulos nos dois campeonatos disputados, o Paulistão e a Copa do Brasil. Parecia que tudo estava dando certo para o Corinthians encerrar o ano ganhando todas as competições.

No entanto, bastou o segundo semestre começar para o comodismo entrar em ação. Para se ter uma noção, até a final da Copa do Brasil contra o Inter de Porto Alegre, o time alvinegro tinha uma campanha exuberante com 22 vitórias, 15 empates e apenas 4 derrotas, sendo que duas delas havia sido sofrida com o time reserva. Já nessa segunda parte do ano, a equipe conquistou apenas 7 vitórias, 7 empates e 9 derrotas. Números bem abaixo daqueles que levaram o clube a ser o dono do primeiro semestre no país.

Não se pode culpar apenas o pequeno desmanche que o elenco sofreu. As saídas de André Santos, Christian e Douglas foram muito prejudiciais, mas não é o fator único que colaborou para a queda de produção. Há também uma notória falta de motivação por parte do grupo. Isso chega até a ser um desrespeito com a torcida que aguarda o tão sonhado título da Libertadores ano que vem.

Além disso, as principais contratações que chegaram para suprir as posições que ficaram carentes depois da saída dessas três peças, ainda não conseguiram se adaptar. Edu, que era o que eu mais esperava, sofre com seguidas contusões que o impedem de manter uma sequência de jogos. O limitado Marcelo Mattos, na minha opinião, não pode jogar em um Corinthians que almeja ser campeão da américa. Enquanto Edno e Defederico precisam mostrar a que vieram, já que em seus clubes, eram a referência e no timão serão apenas dois jogadores para compor o elenco.

Com tantos problemas surgindo para o Técnico Mano Menezes nessa fase final de Brasileirão, há quem diga (inclusive eu) que o time ideal para a Libertadores de 2010 era aquele que faturou tudo no primeiro semestre de 2009.

Felipe Reis

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Clássico é com ele


Como todo bom imperador, Adriano não foge à luta e prova que o Flamengo pode contar com ele quando enfrenta seus arquirivais cariocas. Somente nesse Brasileirão, o craque anotou 4 dos 5 gols que o rubronegro fez contra Botafogo e Fluminense.

No primeiro turno, Adriano passou em branco no 0 a 0 em seu primeiro clássico estadual justamente contra o time das laranjeiras, mas conseguiu deixar sua marca no empate em 2 a 2 contra a equipe da estrela solitária. Já no segundo turno, o jogador foi fundamental nos jogos contra esses mesmos clubes, marcando os dois gols da vitória sobre o tricolor carioca e assinalando o único tento da partida de ontem (25/10) contra a equipe do técnico Estevan Soares.

Quem diria que meses após ter dito que abandonaria o futebol, Adriano estaria com vaga na seleção e sendo artilheiro do Campeonato Brasileiro? É uma surpresa e tanto.

Felipe Reis

Se liga Verdão!!!


O desfecho da 31° rodada do Campeonato Brasileiro definitivamente não foi nada positivo para o Palmeiras. Com a derrota para o Santo André na quarta-feira (21/10) por 2 a 0, o time de Muricy Ramalho torcia para que seus concorrentes diretos falhassem em seus jogos neste fim de semana, afim de que sua liderança na tabela continuasse com folga.

A torcida foi em vão, já que nenhum resultado colaborou para que isso acontecesse. Muito pelo contrário, Atlético-MG, Internacional e São paulo venceram Vitória, Grêmio e Santos respectivamente e colaram de vez na pontuação da equipe alviverde.

Com tanta adversidade, o que até a pouco tempo atrás estava sendo considerado improvável pode acontecer: o Palmeiras deixar a primeira colocação depois de liderar a maior parte do campeonato e justamente em sua reta final perder o rumo da campanha. Na próxima rodada, o time do palestra enfrentará o Goiás na capital paulista em um jogo fundamental para as suas pretensões.

Basta ao ranzinza Muricy saber lidar com essa situação e não permitir que seu elenco desanime logo agora. O técnico que é o atual tri-campeão brasileiro deverá mexer com o brio dos jogadores dando uma chacoalhada neles e mostrar que tem experiência nesse tipo de competição.

Resultados da rodada neste domingo (25/10):

Botafogo 0 x 1 Flamengo
Corinthians 0 x 1 Cruzeiro
Santos 3 x 4 São Paulo
Coritiba 3 x 2 Atlético-PR
Internacional 1 x 0 Grêmio
Goiás 2 x 2 Fluminense
Avaí 2 x 2 Sport

Felipe Reis

domingo, 25 de outubro de 2009

A dupla da vez é Shaq e Lebron


Mais uma temporada da NBA irá começar e terá como principal ingrediente a nova parceria formada por Shaquille O'Neal e Lebron James. Uma dupla que terá tudo para faturar o título do maior campeonato de basquete do mundo.

O grandalhão de 37 anos que já provou o gostinho de levantar o troféu da Liga em quatro oportunidades, jogará ao lado dessa vez, de um dos maiores talentos dos últimos tempos. O'neal, como não é bobo, escolheu defender Cleveland sabendo que lá poderá ganhar mais uma edição da competição antes de encerrar sua carreira.

Anteriormente, o pivô foi campeão por três vezes pelo Lakers, com o fantástico Kobe Bryant ao seu lado. Já no Miami Heat, no qual conseguiu seu útimo título, o astro dividia o estrelado com a fera Dwyane Wade.

Será que ele sabe onde se enfiar ou é apenas coincidência Shaq sempre ter um excepcional jogador ao seu lado?

Felipe Reis

sábado, 24 de outubro de 2009

O "bandido" amado e o mocinho "odiado"


Marcos e Rogério Ceni: mitos em diferentes situações
Rogério Ceni e Marcos tem muita coisa em comum: ambos possuem a mesma idade (36 anos), são considerados ídolos pelas suas torcidas, vistos como referências entre seus colegas de elenco, vencedores e de histórias bastante semelhantes dentro de seus respectivos clubes (eram reservas e se tornaram titulares há mais de uma década). No entanto, os dois interpretam papéis diferentes, quando o assunto é carisma com as torcidas rivais.

O goleiro tricolor possui um caráter íntegro, é extremamente profissional, educado, inteligente e se alguém ousar falar de sua carreira, irá escutar que ele já ganhou todos os títulos possíveis e imagináveis dentro do São Paulo. Sem contar o recorde mundial que obtém: o de gols feitos. São 85 tentos assinalados, sendo 49 de falta e 36 de penalty.

Só que nem mesmo tantas qualidades em um único atleta fazem de Rogério um jogador querido entre os torcedores adversários. Isso tanto pode se dever ao fato de algumas respostas dele não terem sido muito bem digeridas pela imprensa quando ousaram questionar seu trabalho, como também, simplesmente, uma questão de carisma.

Tratando-se disso, Marcos tem de sobra. O Goleiro palmeirense esbanja simpatia em cada entrevista que se dispõe a conceder até mesmo em situações adversas como uma derrota do seu time ou alguma eventual má fase, seja ela por questão técnica ou fisica. O "São Marcos", como é clamado pelos palmeirenses, é aquilo que nós chamamos de um "livro aberto". Sempre com muitas histórias para contar sem segredos a esconder.

Devido à essa personalidade transparente, o goleiro titular no penta de 2002 consegue alcançar um fenômeno que poucos jogadores até hoje atingiram: ser adorado e respeitado também pelos "inimigos". Não há quem fale mal dele, mesmo quando sai esbravejando e xingando tudo o que vê pela frente ou falha em algum gol sofrido pelo Palmeiras. Por saber improvisar nas palavras saindo da mesmice de sempre e manter uma ótima relação com jornalistas, Marcos é no momento, um símbolo de carisma e idolatria no futebol brasileiro.

Diferenças e semelhanças entre eles de lado, admito que eu, mesmo sendo corintiano assumido, sentirei falta quando esses dois goleiros e excepcionais atletas forem pendurar as chuteiras. Infelizmente, o futebol está mais carente do que nunca de jogadores que dão a alma por seus clubes de coração e que deixam para trás o "famoso" profissionalismo que muitos alegam quando mudam de um rival para o outro.

Felipe Reis

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O mineiro come-quieto


Toda a imprensa tem falado em uma disputa entre Palmeiras e São Paulo pelo título do Campeonato Brasileiro desse ano. No entanto, ela está se esquecendo principalmente da ascensão do Atlético Mineiro, que hoje ocupa a segunda colocação com 50 pontos, apenas quatro atrás do líder Palmeiras, porém com um jogo a menos do que o time do Parque Antártica.

Neste sábado (24/10), o galo pega o Vitória no Mineirão e tem tudo para diminuir ainda mais essa desvantagem. Como a equipe comandada por Muricy Ramalho vem tropeçando nas últimas rodadas, não é nada impossível que o Atlético chegue de mansinho à ponta da tabela e surpreenda os críticos que quando falam de um campeão para o torneio, esnobam o time mineiro.

Com um elenco recheado de jogadores que já venceram essa competição, como Alex Bruno, Coelho, Diego Tardelli, Júnior, Renan e Ricardinho, não seria surpresa alguma o time comandado por Celso Roth desbancar os adversários na reta final do campeonato.

Acho bastante provável disso acontecer, já que Palmeiras, São Paulo e Inter estão leiloando o troféu do torneio e esperando ver quem dá mais por ele. O Atlético está louco para "fazer o último lance", já que não vence o Brasileirão desde sua primeira edição, 1971.

Felipe Reis

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Caixinha de surpresas...


Hoje eu tive o privilégio de assistir um jogo cheio de gols, discussões e erros de arbitragem. Enfim, em uma batalha digna de duas grandes potências no futebol mundial como Real Madrid e Milan no Santiago Bernabeu, pude notar e tirar a conclusão de que o futebol é mesmo engraçado e surpreendente.

Quando o Milan ainda perdia por 1 a 0, eu já estava pensando no que escrever aqui para falar de sua apatia dentro de campo e comentar o quanto esse time que até dois anos atrás era quase imbatível, se tornou vulnerável nos dias de hoje.

Certamente eu iria citar Pirlo e Seedorf como exemplos de decadência devido ao peso da idade e falar também do triste fim do goleiro Dida que no jogo desta tarde falhou feio no primeiro gol espanhol. O arqueiro, que antes era uma muralha, recentemente vem perdendo espaço na equipe italiana.

Sem contar, Tiago Silva e Patto, dois jovens talentos que sofrem perante a velha guarda que os acompanha. E Ronaldinho Gaúcho? Não querendo ser um fã exagerado do ex-número 1 do mundo, mas é notório que seu maior problema é a motivação e não a técnica. Ainda hoje teve lampejos de gênio, embora sua atuação tenha sido mais uma vez muito distante do que pode produzir.

Bom, eu havia dito que o futebol era engraçado, né? Pois é, e mesmo com esses problemas, o Milan venceu o jogo por 3 a 2 com 2 gols de Patto e um de Pirlo. É, o Pirlo, aquele mesmo que eu iria criticar nesse artigo. A vitória ainda poderia ter tido um resultado mais elástico, já que o árbitro anulou um gol legítimo de Tiago Silva após a cobrança de escanteio de Ronaldinho.

Apesar da mudança no placar, minha opinião continuou a mesma. Ainda acho que esse elenco milanista precisa de uma renovação drástica. O time não é mais aquele de antes que conseguia envolver os adversários. Além de perder Kaká para o Real, seu grande problema na atualidade é a média de idade avançada de seus jogadores, isso sem falar na péssima administração de Sílvio Berlusconi, seu proprietário.

Felipe Reis

Na falta de um, tem outro...



A Copa de 2010 na África do Sul não contará com um dos mais cobiçados e completos atacantes do futebol internacional no momento: o sueco Ibrahimovic.

O jogador que atualmente defende o Barcelona não conseguiu ajudar a seleção do seu país a conquistar uma vaga no mundial do ano que vem e terá que ver o torneio pela televisão.

A Suécia ficou em terceiro lugar em seu grupo das eliminatórias ficando atrás da classificada Dinamarca e de Portugal, que tentará sua vaga pela repescagem.

Mais sorte do que Ibra, teve o goleador do Chelsea Didier Drogba, que garantiu o resultado que faltava para sua seleção na última rodada do grupo 5 das eliminatórias africanas. Inicialmente poupado, o craque precisou apenas de dois minutos em campo para anotar o gol de empate no jogo que acabou 1 a 1 com o Malaui. Este placar foi o suficiente para a segunda classificação consecutiva de Costa do Marfim para uma copa do mundo.

No meu entender de futebol, se tratando de Drogba em campo tudo pode acontecer. Ele possui um dom que poucos atacantes tem: chutar com eficiência de onde estiver, seja de um lugar sem ângulo como também à longa distância.

O africano não é um jogador tão elegante como Ibrahimovic, mas compensa essa deficiência, com muita fibra, disposição, chute forte em ambas as pernas e um faro mortal de gol. Basta ver os jogos do Chelsea com atenção que dá para notar a sua importância no time inglês.

Vamos ver se na copa ele mantém esse desempenho e consegue fazer sua frágil seleção caminhar longe.

Felipe Reis

Maradona: acima do bem e do mal


Apesar da sofrida classificação em 4° lugar para a Copa de 2010 da Seleção Argentina sob seu comando, Maradona não quis nem pensar em "descer do salto". Após a vitória sobre o Uruguai em Montevidéu, o polêmico ex-jogador e agora técnico não poupou palavras para responder aos seus críticos da imprensa portenã.

Ao meu ver, a culpa dessa arrogância toda é do próprio povo argentino que trata "el pibe" como um rei ou até mesmo um Deus. Nem mesmo o péssimo resultado como os 6 x 1 diante da Bolívia em La Paz e a desastrosa derrota por 3 x 1 para o Brasil em Rosário fizeram o treinador enxergar uma parcela de culpa em seu trabalho.

É notável um certo receio por parte dos jornalistas em questionar o herói argentino na copa de 1986. O que me faz pensar é que por lá devem achar que qualquer nota ou reportagem falando algo negativo sobre Maradona soaria como ingratidão à ele. Não é bem assim que deve ser. O que passou, passou. Agora o ex-camisa 10 é comandante de uma grande potência mundial e precisa estar preparado para receber elogios e críticas.

Se sua permanência durar até a copa, a que nível poderia chegar a petulância de "Dieguito" em um eventual título mundial da Argentina na África do sul?

Felipe Reis

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Duelo de titãs


Nesta quarta-feira (21/10) dois gigantes do futebol mundial estarão frente à frente. É o Real Madrid e o Milan que se enfrentarão no Santiago Bernabeu pela terceira rodada do Grupo C na Liga dos Campeões.

O confronto cercado de rivalidades e histórias conta com os dois maiores vencedores do torneio. São 16 títulos no total, com leve vantagem para o time espanhol que já faturou o troféu nove vezes, contra sete do clube rubronegro italiano.

Além disso, o jogo terá três jogadores que já foram considerados os melhores do mundo. Ronaldinho Gaúcho que hoje defende o Milan já ganhou o prêmio por dois anos consecutivos, 2004 e 2005. Já Kaká e Cristiano Ronaldo, que dessa vez estarão juntos pelo Real, ganharam a premiação em 2007 e 2008 respectivamente.

Outras curiosidades envolvem o clássico: é a primeira vez que Kaká enfrentará seu ex-clube, enquanto Ronaldinho volta ao palco onde foi aplaudido de pé em 2005, quando ainda jogava pelo time da catalunã.

Embora o momento do Real seja melhor, quando se trata de um clássico mundial desse nível, nunca dá para apostar em alguém. Que vença o melhor!!!!!

Felipe Reis

Procura-se um lateral-esquerdo


Há alguns anos atrás o que se dizia era que o futebol brasileiro gozava de talentos para a lateral esquerda da seleção e nem tanto para o lado direito. Hoje parece que a situação se inverteu. Com o fim das eliminatórias ficou evidente que o Técnico Dunga ainda possui um ponto de interrogação na cabeça quando o assunto é um nome para essa posição.

O ex-corintiano André Santos é o mais cotado a defender o Brasil na Copa. O lateral que brilhou no timão no primeiro semestre e agora vem se destacando no Fenerbahce tem a seu favor as boas atuações nos jogos pela Copa da Confederações e em partidas decisivas das Eliminatórias. No entanto, nem isso o garante como o dono efetivo da camisa 6 amarela.

O técnico canarinho garante que a vaga está em aberto e poderá fazer novos testes com outros jogadores. Entre os mais observados, estão Kleber, do Internacional, Marcelo, do Real Madrid e Filipe Luiz do La Corunã. Este último disputou a partida de encerramento das Eliminatórias contra a Venezuela.

Não podemos esquecer também de Adriano, do Sevilla e Juan, do Flamengo. Apesar de já terem sido testados sem sucesso, os dois atletas estão em boa fase em seus clubes. Sem contar Fábio Aurélio que ainda não foi lembrado na Era Dunga, mas é sempre um nome forte devido às suas atuações pelo Liverpool.

Felipe Reis

Os bruxos estão à solta


O craque do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, pode estar com os dias contados. É o que alegou em entrevista para o jornal português Correio da Manhã, um bruxo que atende pelo nome de Pepe.

O pseudo-profeta de nacionalidade espanhola garantiu ainda que no máximo em quatro meses, o atacante voltará para o seu país e nunca mais jogará futebol.

Pepe afirmou que a possível aposentadoria precoce do português será consequência de lesões sucessivas e que o pedido para tal maldição partiu de uma mulher de uma poderosa família, cuja identidade não será revelada.

Como resposta ao bruxo, feiticeiros peruanos se reuniram em frente a embaixada espanhola em Lima para mandar energias positivas ao camisa 7 madrilenho.

Em meio a tanta turbulência, acho que a única magia que prevalece é a da genialidade e dos lances plásticos de Cristiano Ronaldo. E para você, bruxinho Pepe, cabe muito bem as palavras de Max Lerner: "se os homens falassem apenas sobre aquilo que sabem, o silêncio geral seria insuportável."

João Eduardo

Se é pra alegria da Fiel, EU FICO


Para quem duvidava da permanência de Ronaldo no ano do centenário do Corinthians, a resposta foi dada. O Fenômeno afirmou que pretende ficar até o fim da carreira no clube paulista, esnobando qualquer hipótese de jogar no Flamengo, o seu time de coração.

Pelas palavras do próprio atacante, sua continuidade no timão será uma forma de gratidão às pessoas ligadas ao clube que apostaram em seu futebol mesmo depois de ficar parado por 1 ano devido à séria contusão que teve quando ainda jogava no Milan.

Embora tenha dito que está contente no Parque São Jorge, não é só o amor pelo futebol que o faz continuar em São Paulo. Sua parceria com a diretoria corintiana vem rendendo lucros à ele, tanto esportiva quanto financeiramente. Ele possui 80% das cotas de patrocinadores que estampam suas marcas no calção, nas mangas e na parte inferior da camisas. Já o seu salário que hoje é de quase R$ 1 milhão por mês (R$ 400 mil em salário e o restante com patrocínios), deverá aumentar ano que vem.

Apesar de um péssimo segundo semestre, até agora o investimento valeu a pena. Vamos ver se em 2010 isso prossegue.

Felipe Reis

O fantasma de Joel já assombra pelo Rio


Os técnicos do Rio de Janeiro já tem mais um motivo para se preocupar: é Joel Santana. O treinador que estava há um ano e meio no comando da seleção sul-africana foi demitido do cargo após uma série de oito derrotas em nove jogos, incluindo amistosos e a Copa das Confederações.

Desempregado, Joel já vê seu nome sendo cogitado em alguns clubes cariocas, uma vez que sempre é chamado para apagar incêndios em times do rio.

À frente da seleção da África do sul, o técnico carioca teve 27 jogos, conseguindo dez vitórias, três empates e 14 derrotas. Será que seu inglês exótico não vinha mais surtindo efeito entre os jogadores africanos?

Para o seu lugar, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado a ser o novo técnico dos "Bafana Bafana". O técnico tetracampeão pelo Brasil em 94 foi o último comandante antes de Joel Santana e já se diz disposto à retornar para substituí-lo.

Felipe Reis

Robinho no Barcelona?


Em 2005, Robinho desembarcou na Europa com o discurso de que estava chegando no velho continente para ser o melhor jogador do mundo, mas seus planos foram por água abaixo, já que em 3 anos de Real Madrid o rei das pedaladas nunca conseguiu a titularidade efetiva e em sua atual equipe, o Manchester City, o jogador vem sofrendo com seguidas contusões e não demonstra muita felicidade no time Inglês, uma vez que não tem garantia de estar entre os 11 titulares.

Agora o ex-camisa 7 santista está tentando sua volta para a Espanha e não esconde isso de ninguém. O destino pode ser o Barcelona, arquirival do seu primeiro clube na Europa. A negociação poderia envolver até mesmo o francês Thierry Henry.
Outros nomes do elenco do time da Catalunã também são cogitados para uma possível transação, entre eles o lateral Abidal e o volante Yaya Touré.

Parece que mesmo não dando muito certo em clubes europeus, o atual camisa 11 da seleção Brasileira continua com prestígio. Se a novela tiver o final que Robinho deseja, será que ele resolverá desencantar?

Felipe Reis

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Quanto mais velho, melhor!



E é no dilema do vinho (bebida que ganha qualidade a cada ano que passa), que se encontra o jogador Zé Roberto, atualmente no Hamburgo da Alemanha.
Mesmo com passagens por grandes clubes como Real Madrid, Flamengo e Bayer de Munique, o craque só vem sendo notado depois de ser um dos únicos "sobreviventes" da embarcação brasileira que afundou na copa de 2006 e também por suas brilhantes atuações com a camisa do Santos em 2007.

Agora aos 35 anos e com a extrema habilidade de sempre na canhota, Zé Roberto tem se destacado pela equipe alemã no qual defende desde o meio do ano. Seu time está em segundo lugar na Bundesliga com 21 pontos, o mesmo número do Bayer Leverkusen que leva vantagem no saldo de gols.

Será que o ex-volante da seleção conseguirá seu pentacampeonato alemão? É uma pena que ele tenha abdicado de defender o Brasil. Em minha modesta opinião, Zé ainda teria lugar nesse seleto grupo de Dunga e poderia sim disputar sua terceira copa do mundo.

Felipe Reis

Rio em Alerta!

Torcedora tricolor sofre com o possível rebaixamento de seu time
Por sorte, o Vasco espera apenas o passar dos dias para comemorar seu retorno à elite do futebol brasileiro e o Botafogo vem dando sinais de que vai escapar da queda para série B. Já o calvário do Fluminense parece não ter fim e tudo indica que o tricolor das Laranjeiras voltará novamente a segunda divisão depois de 13 anos.

Agora imaginem uma situação hipotética: o Rio de Janeiro com apenas um representante no Campeonato Brasileiro da série A aliado ao peso emocional e financeiro de ficar sem o Maracanã, já que o estádio será reformado e ficará fechado por 3 anos com o objetivo de ser o grande palco da Copa de 2014.

Seria um desastre eminente. Triste para o nosso futebol e péssimo para o estado carioca.

Felipe Reis

Coisas do futebol...


O São Paulo está cada vez mais distante de ser tetra campeão brasileiro e quem colaborou para isso dessa vez foi o Atlético-MG ao derrotar o tricolor paulista em pleno Morumbi. Por ironia do destino, o gol do Galo foi marcado por Diego Tardelli após aproveitar um cruzamento de Ricardinho. Para quem não se recorda, os dois foram expurgados do time paulista.

Já o Corinthians que parece não se dar bem mesmo na Ilha do Retiro perdeu para o Sport de Recife levando dois gols de ex-jogadores seus. Arce e Wilson fizeram a lição de casa para o time pernambucano e se vingaram do alvinegro do Parque são Jorge.

Quem duvida que quando um jogador sai pelas portas do fundo de um clube, ele joga com muito mais vontade contra sua ex-equipe?

Felipe Reis

Herói ou Vilão?


Nem mesmo seus 83 gols com a camisa alvinegra que os deixam entre os 5 maiores artilheiros da era pós-pelé garantem a tranquilidade de Kleber Pereira cada vez que ele entra em campo para defender o clube da Vila Belmiro.

Herói em muitos jogos difíceis onde quase sempre acabava fazendo o gol da salvação, o centroavante vem sendo questionado por perder tantas oportunidades durante suas últimas apresentações. Se não bastasse a má fase de gols, ontem o jogador foi expulso na partida contra o Barueri após cometer uma falta ingênua no meio de campo.

É Kleber, será ingratidão da exigente torcida santista ou o seu tempo no peixe realmente já se foi?

Felipe Reis

O tempo não passa para quem é craque...


Devido às suas últimas passagens quase sempre apagadas por Goiás, Santos e Atlético Mineiro e também por estar prestes a completar 37 anos, todos duvidavam que o Flamengo tivesse feito uma boa contratação quando apresentou Petkovic em sua segunda passagem pelo clube carioca. A interrogação que pairava no ar não era pelo seu potencial, mas sim por sua motivação e forma física.

Parece que a pergunta dos críticos foi respondida. Com 12 jogos em seu retorno à Gávea, o sérvio vem provando que ainda sabe jogar bola e hoje deu um show em pleno Parque Antártica, fazendo os dois gols da vitória rubronegra sobre o Palmeiras.

Com o resultado, o Flamengo encosta ainda mais nos líderes do campeonato e ainda sonha com o título que não vence há 17 anos.

Felipe Reis

Tem vaga pra eles ainda?


Hoje o Milan conseguiu uma vitória de 2 a 1 em cima da Roma com gols de Ronaldinho Gaúcho e Alexandro Pato. A jogada do segundo gol conseguiu mostrar todas as características dos dois craques. Primeiro a habilidade aliada à eficiência do ex-número 1 do mundo, depois o oportunismo e a frieza da eterna promessa milanista (após driblar dois jogadores, Ronaldinho deu um lançamento primoroso a Pato, que dominou com estilo no peito, driblou o goleiro e finalizou).

Agora a pergunta que fica é: se conseguirem repetir a apresentação de hoje, poderiam voltar a vestir a camisa da seleção? Os dois andam esquecidos nas últimas convocações do técnico Dunga.

Felipe Reis

Segundo Tempo!!

Com essa passada de bola do fefa, eu simplesmente mato no peito e mando na gaveta.

Conforme já falado pelo meu grande comparsa, me chamo João Eduardo, tenho 29 anos, sou formado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (bacharelado e licenciatura), e cursei também 2 anos e meio de Jornalismo. Esse projeto visa simplesmente expor opiniões e pensamentos de dois amigos que vivem discutindo assuntos ligados ao esporte.

Convidamos então a todos que queiram interagir, mandando assuntos que poderemos abordar no futuro, críticas, pautas ou qualquer sugestão, á enviarem email para dominochuto@hotmail.com. Esperem muita informação e muita discussão com um toque bem humorado. Um grande abraço e sejam bem vindos.

João Eduardo

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

...e vai começar o jogo...

Bom, galera...

Antes de qualquer tipo de texto, artigo ou gravação, queria fazer uma breve apresentação da minha pessoa. Me chamo Felipe Teixeira Pinto dos Reis, mais conhecido como Felipe Reis ou simplesmente Fefa. Tenho 27 anos e sou formado em Jornalismo desde 2004 na Universidade Católica de Santos.

Desde já, quero deixar claro aqui o meu orgulho em estar fazendo esse projeto com um grande amigo que considero quase um irmão, o João Eduardo Zara.

O que vocês fatalmente irão ler e ouvir nesse blog nada mais será do que opiniões e informações vindo de dois assíduos adoradores do mundo esportivo. Isto incluirá fatos no futebol pelo planeta e tudo o que rola em outras modalidades.

E é isso ae, espero que gostem, curtam e qualquer sugestão ou crítica, contaremos com vocês. É com você João...

Felipe Reis