quinta-feira, 29 de abril de 2010

Só não vê, quem não quer!


O que falar da atuação de Ronaldo contra o Flamengo pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Taça Libertadores da América?

Bom, nem tem o que comentar. Tudo o que eu sempre disse vem se materializando aos poucos. Ronaldo sempre foi superestimado pela mídia e até hoje eu não entendo o motivo disso. Às vezes me indago porque a imprensa tem tanto medo de usar palavras contra o atacante.

Depois dessa partida, ainda ouvi dizerem que se não tivesse chovido, o camisa 9 corintiano seria o melhor em campo. Que isso? Agora ele para de funcionar na água? Chega, né?

Admito que sou um crítico assíduo do "fenômeno" e que nunca me encantei com seu futebol nem em épocas áureas de Barcelona, mas agora ele está passando dos limites e até mesmo os seus maiores fãs já começam a questionar o seu potencial.

Vamos pensar bem, Ronaldo foi um craque há 12 anos e suas contusões não podem ser usadas como desculpa no ganho de peso que hoje ele ostenta com orgulho, pelo que parece.

Ainda digo mais, essa coisa de "Ah, o Ronaldo está mordido. Ele vai fazer gol" é pura demagogia. Qualquer artilheiro de ofício que esteja em campo, está lá para isso. Muitos outros jogadores decidem em inúmeras outras ocasiões e ninguém fala nada. Será que só eu enxergo isso? Acho que não!

Felipe Reis

sexta-feira, 23 de abril de 2010

De olho nele!


Dotado de uma grande habilidade em sua perna esquerda, Arjen Robben que hoje defende o Bayern de Munique, estará também na Copa do Mundo e tem tudo para se destacar pela seleção holandesa tanto quanto já vem fazendo pelo time alemão.

Desde suas épocas no Chelsea, sempre fui defensor de seu futebol. É notório o talento que tem para conduzir a bola diante dos adversários. Mesmo quando passou por um período difícil no Real Madrid, ainda mantive minha opinião sobre seu estilo de jogo e não conseguia enxergá-lo longe da titularidade na equipe merengue.

Agora como principal jogador do Bayern e vivendo brilhante fase, acredito que Robben poderá deixar seu nome na história com um bom desempenho no Mundial da África do Sul. Tudo dependerá também do rendimento da Holanda, quase sempre vista como favorita, mas que costuma cair diante de seleções ainda mais poderosas.

Felipe Reis

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Esse peixe é um tubarão


Olha, para um corintiano como eu é difícil falar bem do Santos, mas diferente de muitos torcedores que eu vejo por aí, inclusive santistas, eu consigo colocar minha paixão em segundo lugar e parabenizar esse time que tá dando gosto de ver atuar.

Fui conferir de perto o jogo entre Santos e Guarani pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil e pude assistir mais um show de gols dos pés de Neymar, Robinho e cia. O resultado foi 8 a 1 e a cada vez que essa garotada colocava a bola para a rede eu ameaçava ir embora parecendo não acreditar no que via.

Pelo que notei, a marcação fica à responsabilidade de Arouca, volante que vem se mostrando exemplar nessa função, enquanto a criatividade sai dos pés de Marquinhos e PH Ganso, esse último, exímio no toque de bola. Já o ataque, todos devem saber como é: André, Neymar e Robinho infernizando os adversários.

O que antes eu ironizava, agora eu defendo. Se continuarem assim, não dá para imaginar uma seleção Brasileira, que hoje se mostra tão pragmática, sem Neymar e Paulo Henrique Ganso. Ainda mais em véspera de Copa do Mundo, competição no qual é necessária a presença dos maiores talentos.

Felipe Reis

quinta-feira, 8 de abril de 2010

As zebras contra os leões


Em uma selva chamada Champions League, quem pode dar as cartas dessa vez? As zebras Bayern de Munique e Lyon ou os leões Barcelona e Internazionale de Milão?

Nesta edição do torneio europeu já houveram tantas surpresas que realmente isso me faz ter medo de arriscar um palpite mesmo sabendo das diferenças de potência entre ambas as chaves. O Destino quis assim, em um confronto duas favoritíssimas ao título e no outro dois times que comeram pelas beiradas durante toda a competição.

Se eu já não tivesse testemunhado o Liverpool e a Juventus caírem precocemente em seus grupos e o Barcelona ter sido derrotado dentro de sua própria casa por uma modésta equipe russa (Rubin Kazan) na primeira fase, com certeza não bateria de frente contra às forças da natureza e apostaria em um dos leões sobreviventes.

Para reforçar minha dúvida, já vi essas mesmas zebras Bayern e Lyon, até o momento mais vivas do que nunca, mostrarem suas forças contra outros dois "reis da floresta" (Manchester United e Real Madrid respectivamente) e saírem ilesas.

Agora é esperar para ver. Sabendo que o reino do futebol é como a vida na selva, cheio de incertezas e totalmente complexo, como poderíamos apontar um favorito nessa reta de chegada?

Felipe Reis

terça-feira, 6 de abril de 2010

Tem um Dream Team por aí


Falar de Messi novamente nesse meu espaço virtual seria repetitivo. Todo mundo já deve concordar que ele é gênio e melhor jogador do planeta disparado. Ainda mais depois desse jogo que eu acabei de ver, onde o argentino fez os 4 gols da vitória de 4 a 1 do Barcelona sobre o Arsenal pelas quartas-de-final da Champions League.

Então eu venho comentar aqui sobre o time catalão que é um dos melhores que já vi atuar dentro de campo. Não tem um drible a mais, não existe afobação. A equipe do técnico Guardiola consegue controlar todo jogo fazendo o adversário parecer um verdadeiro bobinho na roda.

Um meio-campo formado por Xavi e Iniesta na contenção, dá todo o aval para que Messi, Pedro, Ibrahimovic, Henri, Bojan ou seja quem for no ataque, consiga desenvolver todo seu poderio ofensivo contra os rivais. Sem contar Daniel Alves, que pra mim não pode ser reserva na seleção Brasileira com esse futebol que vem jogando no clube espanhol.

Outro setor que me chama atenção é o defensivo. Muita gente fala de Puyol, chamando-o de grosso e caneleiro, sem enxergar que o zagueiro faz uma cobertura dos laterais que é difícil de se ver hoje em dia. Tem muita partida que o Barcelona escapa de tomar gols por causa de sua disposição.

Bom, desculpe eu não cumprir o prometido, mas tenho mesmo que me render um pouco ao talento de Lionel Messi deixando uma interrogação no ar. Até onde vai parar o futebol desse fora de série? A cada jogo, eu sempre acho que o argentino não pode fazer mais do que eu já vi fazendo e ele sempre me surpreende com algo ainda melhor. É incrível.

Felipe Reis