quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

De volta para o passado


Para variar, a CBF resolveu inovar, porém só complicou ainda mais as opiniões dos torcedores criando nova polêmica entre eles.

A história da unificação dos títulos brasileiros antes de 1971 com o modelo adotado a partir dos anos 70 ainda vai dar muito o que falar.

São paulinos e flamenguistas defenderão seus 6 títulos do Brasileirão até o fim, enquanto santistas e palmeirenses irão comemorar o reconhecimento de suas vitórias no passado, uma vez que Santos e Palmeiras, agora, são considerados os maiores campeões nacionais com oito títulos cada um. Estranho, não?

Eu sou totalmente contra uma mudança dessas a essa "altura do campeonato". Não dá para consertar um erro que se agrava a cada ano, ou vão querer encaixar na mente dos mais fanáticos tricolores ou rubro-negros que agora seus clubes de coração tem menos títulos que os novos "reis do pedaço"? Tarde demais!

* Na foto acima, o novo quadro dos maiores campões após a unificação dos torneios no período da CBD com o Brasileirão da CBF.

Felipe Reis

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ele merece!


Não há o que falar de Muricy Ramalho. Ao conquistar seu quarto título brasileiro em 5 anos, o treinador entrou para um seleto hall de vencedores da competição.

Dessa vez no Fluminense, Muricy fez o time jogar de acordo com sua postura: impondo vitórias aos adversários dentro de sua casa e conseguindo bons resultados longe de seus domínios. Foi assim também no tricampeonato pelo São Paulo entre 2006 e 2008.

Talvez o título para o tricolor das laranjeiras não tenha sido tão merecido, já que a onda de "entregar" jogos no fim do Brasileirão favoreceu ao clube, entretanto o comandante ranzinza que nada tem a ver com essa "mancha" pode sim comemorar o seu tetra particular de forma justa.

Não é de hoje que Muricy se destaca como o melhor técnico do Brasil. Um prêmio honesto para quem rejeitou a seleção meses atrás.

Felipe Reis