sexta-feira, 21 de setembro de 2012

À espera de um craque

PH Ganso é o novo reforço do São Paulo Futebol Clube
A novela envolvendo Santos, PH Ganso e São Paulo finalmente terminou e o final dela foi aquele que todos esperavam: a transferência do meia para o Morumbi.

Agora é esperar para ver se a decadência nos últimos 18 meses do "ex-futuro camisa 10" da seleção na Copa de 2014 foi apenas uma questão de insatisfação com o clube que o pertencia ou meramente deficiência técnica.

Ao contrário do que muitos acham, eu fico com a segunda opção. Não vejo Ganso com um potencial incrível e o analiso apenas como um bom meia que teve uma grande fase num time que possuía jogadores de maior mobilidade para ajudá-lo.

Em 2010 o Santos contava com Arouca, Wesley, Robinho, Neymar e André. Ganso só precisava receber a bola e pensar onde iria tocar. Jamais correr ou marcar!

Recentemente, quando a equipe da Vila Belmiro se encontrou em jogos no qual necessitava de um armador que chegasse mais ao ataque e também apoiasse na marcação, o "maestro", assim chamado por muitos, passou despercebido. Era como se não estivesse em campo.

Podemos dar um crédito a sua contusão no joelho, mas também não é cabível transformar essa entrave em um álibi para o seu mau futebol.

Alheio a essa opinião, o São Paulo sabe da contratação que fez. A institução só não tem o conhecimento se PH Ganso será o "novo Pita" ou "outro Ricardinho".

Felipe Reis

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AS no UFC RIO 3: salvação ou ilusão?

Anderson Silva pronto para mais uma luta
O que antes seria o possível melhor card do ano, agora se tornou apenas mais um evento para reforçar uma tese, de certa forma, ilusória.

O UFC RIO 3 marcado para o dia 13 de outubro tinha como luta principal o combate entre José Aldo, atual campeão da categoria peso pena, e Frank Edgar, estreante na divisão, mas que foi detentor do cinturão dos leves até o começo deste ano. Enfim,  um duelo aguardadíssimo pelo povo há tempos e que infelizmente foi cancelado devido a uma contusão do brasileiro.

Nada bobo, Anderson Silva resolveu "salvar" a data e se disponibilizou a entrar no octógono mesmo sem treinar específicamente para o adversário que colocariam para enfrentá-lo.

Ao público brasileiro que acompanha a modalidade apenas quando é transmitida em canal aberto parecerá que o Spider é uma espécie de Cristo por fazer uma "bondade" dessas com o esporte que lhe sustenta.

Não é bem assim!

Mais uma vez, Anderson Silva trocará golpes contra um lutador de qualidade duvidosa: Stephan Bonnar.

Embora o americano de 35 anos ter um cartel com embates diante de grandes nomes (Lyoto Machida, Forrest Griffin 2x, Rashad Evans, Jon Jones e Mark Coleman), o mesmo saiu derrotado em todos eles. Ou seja, nenhuma ameaça ao "reinado" do lutador tupiniquim.

E a resposta para tanta proteção ao histórico profissional de Anderson é o poder de mercado que o Brasil tem em relação ao UFC.

É nítido que enquanto o campeão dos médios se manter vitorioso, ainda que seja contra atletas de um nível bem inferior, o povo daqui continuará acreditando que temos um mito num esporte em fase crescente de audiência em nosso território.

Dana White sabe disso e dificilmente colocará  Spider cara a cara com desafiantes perigosos como Rashad Evans, GSP com ritmo de lutas e não voltando de lesão ou Jon Jones.

O mandatário da organização repete seguidas vezes que Anderson Silva é o maior de todos os tempos no MMA. No entanto, algo me diz que nem mesmo ele deposita fé nessas palavras. Dana, em seu íntimo, deve ter o conhecimento claro que para ser o maior em algo, deve se enfrentar os melhores. E AS fez isso?

Creio que não!

Felipe Reis