sexta-feira, 31 de maio de 2013

Neymar no Barcelona: a prática pode divergir da teoria

Neymar e Messi juntos. O que poderá ser dessa dupla?
E a novela teve o final que todos esperavam: Neymar é o mais novo jogador do Barcelona.

A partir da concretização de sua venda até o começo da temporada européia em Agosto, muito será especulado sobre o que irá ocorrer com o ex-camisa 11 santista defendendo a equipe catalã ao lado de Lionel Messi.

Nos comentários que escutamos pelas ruas e lemos em redes sociais, quase não é mencionada a possibilidade de um fracasso por parte do brasileiro.

Pois isso pode acontecer! Não é bem o que os admiradores do futebol arte querem, mas não é impossível que o maior artilheiro do Santos na era pós-Pelé se torne apenas mais um no clube azul e grená em tempos de Messi.

É compreensível que o povo pense positivo sobre o resultado da fórmula "craque + time espetacular". No entanto, o próprio Barcelona já foi palco de alguns exemplos contrários a esse otimismo.

Em 2002, Juan Román Riquelme aterrisou a cidade espanhola com o status de bicampeão da Libertadores da América pelo Boca Juniors e para ser o cérebro do plantel barcelonista. Falhou! E acabou sendo somente o camisa 10 que preencheu a curta lacuna entre Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Zlatan Ibrahimovic é outro nome que se enquadra nesse tema. Contratação mais cara da história do clube, o sueco não se adaptou à filosofia imposta por Pep Guardiola e um ano após sua chegada, em 2009, já estava de saída sem deixar muita saudade.

No Real Madrid houveram astros que protagonizaram a mesma decepção. Robinho e Kaká, dois brasileiros que eram as estrelas em suas equipes anteriores, viraram meros coadjuvantes quando vestiram a camisa branca 9 vezes campeã do Velho Continente.

E como se esquecer da nossa seleção brasileira de 2006 com uma constelação de respeito que englobava estrelas como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Roberto Carlos, Adriano, Robinho e Juninho Pernambucano? O seleto grupo sequer chegou a semi-final da Copa do Mundo daquele ano.

Tem também como deixar de mencionar o ataque rubro-negro formado por Sávio, Romário e Edmundo em 1995? O fracasso do trio foi tão impactante que rendeu até músicas provocativas dos rivais.

Alheio aos lembretes negativos sobre grandes junções individuais atacando para o mesmo lado, devemos crer que Neymar pode sim brilhar em seu novo lar. É só o craque ter a consciência exata de que estará nele para somar e não ser o centro das atenções como era no Santos.

Ao torcedor, resta aguardar a temporada 2013/2014 na Europa começar, para que, com o passar dos jogos, ele possa notar se o grande ídolo nacional do momento deverá ser a nova letra entre tantos R's brasileiros que já foram os melhores do mundo atuando pelo Barcelona.

Felipe Reis

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O adeus daquele que foi Popstar fora de campo e operário dentro dele

Beckham é um dos maiores nomes da história do United
Podem falar o que for dele, mas querendo ou não, David Beckham foi um excepcional jogador. Se não foi um exímio driblador e criador de grandes jogadas com a bola rolando, compensou essa deficiência com muito empenho tático, raro talento em cobranças de faltas e lançamentos primorosos.

E são essas características que fazem os defensores do astro britânico rebaterem a idéia clichê de que seu futebol só tenha sido bem sucedido em grandes clubes europeus por causa do gigantesco marketing que sua beleza proporcionava.

Beckham em seu último clube
É válido afirmar que Beckham também tirou vantagens por ser referência em sensualidade no esporte. Durante muitos anos, o inglês foi considerado o atleta futebolístico com o maior salário do planeta quando era somado o que recebia do clube defendido ao que entrava em seu cofre particular vindo do mercado publicitário que o rodeava intensamente.

Por conta disso, o ex-camisa 23 de Manchester United, Real Madrid, Los Angeles Galaxy, Milan e Paris Saint Germain quase sempre encontrou uma certa resistência por parte do público masculino quando o assunto era sobre seu potencial. Sem perceber o preconceito que havia em suas opiniões, muitos o descartavam como excelente dentro das quatro linhas.

Um enorme erro!

A verdade é que esse adeus de David Beckham determinará o fim de um período onde ficou comprovado que uma estrela do futebol, por mais obrigações extra-campo que tenha, pode ser comprometido e grato com o esporte que pratica e que o revelou para o mundo.

Títulos importantes de David Beckham

Manchester United: 6x campeão inglês ( 199596, 199697, 199899, 199900, 200001, 200203), 1x campeão da UEFA Champions League (1998-1999), 1x campeão intercontinental (1999).

Real Madrid: 1x campeão espanhol (2006-2007)

Los Angeles Galaxy: 2x campeão da temporada regular da MLS (2010-2011), 2x campeão da MLS CUP (2011-2012).

Paris Saint-Germain: 1x campeão francês (2012-2013)

Números individuais de David Beckham

Jogos (clubes e seleção): 839 jogos
Gols: 144
Assistências: 257
Partidas pela seleção: 115 (O maior número de um atleta de linha com a camisa do English Team)

Felipe Reis

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Futebol alemão em 2013: o quase que virou certeza

Bayern e Borussia fazem a final da UEFA Champions League 2012/2013
No tira-teima entre os dois melhores estilos de futebol no momento, venceu quem pretende mostrar ao mundo que o "quase", de fato, ficou para trás.

Representados por Bayern de Munique e Borussia Dortmund, a escola alemã deu uma verdadeira aula de soberania sobre os seus maiores rivais na atualidade. Os espanhóis, mais precisamente Real Madrid e Barcelona, nada puderam fazer contra o amplo domínio adversário nas semi-finais da UEFA Champions League.

Definitivamente, os alemães chegaram a essa fase do maior torneio continental do planeta determinados a não deixar mais escapar a possibilidade de levantar um título importante para o seu país. Afinal, nos últimos anos, foram muitos fracassos inesperados pelos seus clubes e seleção nacional.

Agora, com duas equipes germânicas duelando na grande decisão interclubes européia pela primeira vez na história, não há como evitar que um importante troféu vá para a Terra da cerveja.

E isso é só uma amostra do que possivelmente acontecerá na Copa do Mundo no Brasil. Certamente, os alemães virão com tudo para provar que são vencedores também defendendo a sua nação.

Favorita Alemanha perde para Itália na Euro 2012

Quando os alemães, seja em clubes ou pela seleção, ficaram no "quase" nos últimos anos:

Final da Champions League 1999 - Bayern de Munique 1 x 2 Manchester United
Final da Liga Europa 2001 - Feyenoord 3 x 2 Borussia Dortmund
Final da Copa do Mundo 2002 - Alemanha 0 x 2 Brasil
Semi-final da Copa do Mundo 2006 - Alemanha 0 x 2 Itália
Final da Eurocopa  2008 - Espanha 1 x 0 Alemanha
Final da Liga Europa 2009 - Shakhtar Donetsk 2 x 1 Werder Bremen
Final da Champions League 2010 - Bayern de Munique 0 x 2 Inter de Milão
Semi-final da Copa do Mundo 2010 - Alemanha 0 x 1 Espanha
Semi-final da Eurocopa 2012 - Itália 2 x 1 Alemanha
Final da Champions League 2012 - Bayern de Munique 1 (3) x 1 (4) Chelsea

Felipe Reis