segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Felipe Melo: traído pelo seu temperamento

Felipe Melo é expulso em outro jogo importante para o time que defende
O meio-campista Felipe Melo voltou a ganhar manchete nos noticiários dos programas esportivos pelo Brasil. E não foi por alguma ótima perfomance ou um lindo gol que ele possa ter feito.

Pelo contrário!

Mais uma vez o volante mostrou destempero e foi expulso no clássico turco entre seu time, o Galatasaray, e o Besiktas, em partida válida pelo campeonato nacional local.

O ocorrido no confronto mantém as dúvidas quanto ao preparo psicológico do atleta e deve deixá-lo ainda distante de uma possível convocação para a seleção brasileira nos próximos meses. Apesar do bom futebol que vem mostrando pela equipe que defende.

Felipe Melo não é violento como se pensam dele e tampouco ruim técnicamente como muitos afirmam. A maioria influenciados, involuntariamente, pela própria postura do jogador.

Um exemplo disso é que o meia foi eleito como um dos melhores passadores da última Copa do Mundo e possui 9 cartões vermelhos em 9 anos de Europa (2 pelo Racing Santander, 2 pela Fiorentina, 3 pela Juventus e 2 pelo Galatasaray). Uma média aceitável de uma expulsão por temporada.

O maior entrave que Felipe enfrenta é o seu equilibrio emocional em partidas importantes para o time no qual atua. Foi assim pela seleção brasileira, na Juventus e agora no Galatasaray.

Culpado por muitos pela eliminação do Brasil em 2010, quando foi para o chuveiro mais cedo naquele fatídico jogo contra os holandeses pelas quartas-de-final da Copa, Felipe Melo só dependerá de si mesmo para reviver algo já ocorrido com Dunga há 20 anos atrás. Passar de vilão à exemplo de um Mundial para o outro.

Por enquanto, o próprio não está colaborando para que isso aconteça. No entanto, sua vantagem é que o atual técnico da seleção canarinho, Luiz Felipe Scolari, não dá tanta importância a este quesito. Para o comandante gaúcho, quanto mais cara feia, melhor.

Vamos esperar para ver!

Felipe Reis

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lionel Messi e a velha sensação de uma de suas testemunhas

Messi fatura sua quarta Bola de Ouro Fifa.
Nunca me esqueço daquela bola convertida por Michael Jordan contra o Utah Jazz no jogo 6 da grande final da temporada 1997-1998 da NBA que deu o título ao Chicago Bulls e marcou sua despedida com a camisa vermelha do time de Illinois.

Lembro também que logo após esse fatídico lance, eu, totalmente estarrecido, pensava em voz alta a seguinte sentença: "Nossa, não vi Pelé, mas pude ver Michael Jordan". Minha mãe, ao meu lado, não entendeu nada dessa reação espontânea e inesquecível (para mim) que tive.

Não, o texto não é sobre o maior jogador de todos os tempos do basquete. É sim, sobre um possível detentor desse mesmo status em breve, mas no esporte mais popular do planeta: Lionel Messi.

E por que eu comecei o post citando esse meu episódio pessoal com relação ao mito das quadras?

A resposta é simples e imediata!

A cada partida que vejo do argentino, aquela expressão utilizada por mim após o milagre feito pelo camisa 23 dos Bulls é constantemente dita e refletida por este blogueiro. Só muda o personagem.

Quando falo de futebol, tenho o costume de comentar ou comparar somente jogadores que pude testemunhar nesses meus 30 anos de vida. Acho subjetivo demais se basear naquilo que não se sentiu e viu. Gênios assim não apenas se testemunha, se sente também.

Com esse meu método de enxergar, visualizar e equiparar talentos, o que sei, principalmente, é que Lionel Messi é único e está muito acima de todos que pude acompanhar. E olha que já vi muito jogador assombroso, embora os mais antigos insistam que os heróis de suas épocas eram possuidores de mais qualidades.

Messi faz Iniesta parecer "normal". Será mesmo?
O camisa 10 do Barcelona é tão superior aos seus companheiros de profissão que faz Iniesta, um craque do nível similar a Zidane (não, não estou exagerando) parecer o "simples Iniesta". O mesmo ocorre com Cristiano Ronaldo, um atacante que em minha análise é melhor do que foi Ronaldo Fenômeno, por exemplo, mas que por atuar num período "errado", fatalmente terminará sua carreira como o eterno número 2 de sua geração. Algo semelhante aconteceu com Garrincha nos tempos de Pelé.

E a você que é de idade mais avançada, bairrista e costuma sempre "puxar a sardinha" para os ídolos de seu tempo de adolescência, tente ver mais o que esse argentino faz com a bola nos pés, tente se informar e dar mais valor aos números que esse estratosférico atleta vem construindo, tente se livrar do sentimento de saudosismo e, principalmente, tente aceitar ou reconsiderar que este gênio da bola, mesmo sendo natural de um país rival ao nosso, pode sim roubar a coroa do então "inatingível numéricamente" Pelé sem precisar conquistar uma Copa do Mundo.

Os mais velhos exageram sobre Cruyff ou Messi que é desumano?
Esses pedidos são feitos, pois ainda é notado muito ufanismo e ignorância quando o assunto percorre sobre as realizações de Lionel Messi. Uns insistem em protestar o craque alegando que suas marcas extraordinárias só estão sendo alcançadas pelo fato de haver grandes nomes ao seu lado. Outros preferem dizer que seus adversários são de baixo nível técnico.

Enfim, seria conveniente citar inúmeros argumentos favoráveis sobre uma possível troca no trono de majestade do futebol, mas isso não vem ao caso. Quem está predisposto a não compactuar com tal opinião, sequer pensará em avaliar a situação e sempre achará alguma válvula de escape para colocar obstáculos em sua íntima admissão.

E volto a frisar que não quero medir forças entre a Pulga e o atual rei do esporte calçado por chuteiras, mas sim deixar claro que um ser humano, por mais deslumbrante e fenomenal que tenha sido, pode ser atingido e até ultrapassado. Basta a boa vontade da platéia permitir!

Lionel Messi e seus recordes e com apenas 25 anos.

- Maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais com 289 gols.
- Segundo maior artilheiro da história da Champions League com 56 gols.
- Maior goleador de uma temporada (2011/2012) mundial na história com 82 gols.
- Maior goleador em um ano do calendário no futebol mundial com 91 gols.
- Maior goleador de um clube em uma temporada com 73 gols em 2011/2012.
- Maior goleador do Barcelona na história do Campeonato Espanhol com 195 gols.
- Recorde de gols em uma edição do Campeonato Espanhol com 50 gols na temporada 2011/2012.
- Recorde de gols em uma edição da Champions League com 14 gols na temporada 2011/2012.
- Único jogador a ser quatro vezes consecutiva artilheiro da Champions League.
- Somente Lionel Messi e Gerd Muller foram quatro vezes artilheiro da Champions League.
- Segundo maior artilheiro do maior clássico espanhol (Barcelona x Real Madrid) com 17 gols.
- Quarto maior artilheiro da história da seleção argentina com 31 gols.
- Somente Lionel Messi e Samuel Eto`o marcaram gols em duas finais de Champions League com a camisa do Barcelona. Em 2009 e 2011 diante do Manchester United.
- O primeiro jogador a marcar gols em duas finais de Mundial Interclubes FIFA. 2009 contra o Estudiantes/ARG e 2011 diante do Santos/BRA.
- Quinto jogador mais jovem a fazer um gol em Copas do Mundo. O tento foi assinalado na vitória de 6 a 1 da Argentina sobre Sérvia e Montenegro em 2006 na Alemanha.
- Recorde de gols com a camisa da seleção argentina em um só ano. Foram 12 gols em 9 jogos em 2012. 

Quer mais? Então espere! A carreira de Lionel Messi está somente na metade.

Felipe Reis

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Quem vencerá em 2013?


O ano 2013 chegou e com ele meus palpites e minhas opiniões sobre os campeonatos mais importantes pelo mundo. Alguns deles já estão em andamento, o que facilita meu trabalho e aumenta a probabilidade de um acerto na previsão.

Premier League 2012/2013

Provável campeão - MANCHESTER UNITED

- O Red Devils de Manchester só perdem o título inglês se deixarem a sua permanência paralela na Champions League atrapalhar. Com 7 pontos a frente do seu vizinho e rival Manchester City, o United não deve deixar escapar o primeiro lugar como no ano passado.

La Liga BBVA 2012/2013

Provável campeão - BARCELONA

- Não é nenhum exagero dizer que o título desta temporada já está entregue ao time catalão. Somente uma catástrofe tiraria o troféu do campeonato espanhol das mãos barcelonistas. Com o Real Madrid em crise e 16 pontos atrás apenas na terceira colocação, o Barcelona não deverá ter trabalho para seguir seu caminho rumo ao topo da Espanha.

Calcio Serie A 2012/2013

Provável campeão - JUVENTUS

- Assim como ocorre com o Manchester United na Inglaterra, apenas um possível foco na Champions League 2012/2013 pode fazer com que a "Velha Senhora" bobeie e deixe o título nacional escapar de sua galeria. A verdadeira briga do campeonato é pela vaga na próxima edição da grande competição continental. Lazio, Fiorentina, Internazionale, Napoli e Roma são os protagonistas desta disputa.

Bundesliga 2012/2013

Provável campeão - BAYERN DE MUNIQUE

- A situação do Bayern de Munique no campeonato alemào é semelhante ao do Barcelona na Espanha: seu maior rival (Borussia Dortmund) emplaca apenas uma terceira colocação na tabela e só deverá ser um obstáculo de verdade caso seja adversário no mata-mata da Champions League.

Champions League 2012/2013

Provável campeão - BARCELONA

- Eu poderia citar algumas outras equipes em menções honrosas. Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Real Madrid, Juventus e Manchester United serão sempre dignos de respeito. No entanto, o Barcelona de 2012/2013 está ainda mais letal do que em anos anteriores e uma vez dentro de alguma competição, qualquer que seja ela, sempre será o favorito.

Liga Europa 2012/2013

Provável campeão - CHELSEA

- Atual campeão europeu, o Chelsea caiu na fase de grupos desta edição da Champions e foi direto para o mata-mata da Liga Europa como principal favorito apesar do fiasco. O Atlético de Madrid e a Internazionale de Milão, ao meu ver, são os únicos times que podem fazer minha previsão ir por água abaixo.

Taça Libertadores da América 2013

Provável campeão - CORINTHIANS, FLUMINENSE ou SÃO PAULO

- Corinthians, Fluminense e São Paulo entram na competição continental como grandes favoritos ao título. O atual campeão Corinthians contará com a força de seu conjunto, já o tricolor paulista defenderá sua tradição dentro do torneio, enquanto o clube carioca vê em seu forte elenco, a grande chance de conquistar a América pela primeira vez.

Copa do Brasil 2013

Provável campeão - GRÊMIO

- O palpite sobre o virtual campeão desta competição será apenas um "achismo". O Grêmio estará com uma equipe experiente para torneios eliminatórios e como não o vejo com sucesso na Libertadores, acredito que o mesmo fracasso não ocorrerá na Copa do Brasil.

Campeonato Paulista 2013

Provável campeão - SANTOS

- Mesmo com uma equipe limitada e inferior aos seus rivais Corinthians e São Paulo, o Santos deverá levar seu quarto título consecutivo do estadual. A explicação é simples: o trio de ferro da capital estará focado integralmente na Taça Libertadores da América. Neymar e cia. saberão tirar proveito disso.

Campeonato Carioca 2013

Provável campeão - FLUMINENSE

- O time das Laranjeiras é tão superior técnicamente aos seus rivais, que nem mesmo o foco na Libertadores deve tirar o bicampeonato estadual.

Campeonato Brasileiro 2013

Provável campeão - CORINTHIANS, FLUMINENSE E SÃO PAULO

- Tudo irá depender do andamento destas três equipes na Taça Libertadores da América. No entanto, o campeão brasileiro não deve fugir desse grupo citado.

Felipe Reis