quinta-feira, 26 de maio de 2011

Esqueceram de mim


Muito anda se especulando sobre quem é o melhor do mundo e as comparações entre Neymar e Messi estão sendo cada vez mais repetitivas. É óbvio que uma pessoa que acompanha o futebol mundial e tem a consciência no lugar sabe a resposta sem nem precisar passar por essas interrogações.

Antes de Neymar, é necessário lembrar de Cristiano Ronaldo. Um jogador fora de série que, por incrível que pareça, tem seu talento e números conquistados atrapalhados pelo seu "excesso de imagem" na mídia.

Por se mostrar arrogante e quase sempre egocêntrico na era dos mocinhos dos gramados, nem mesmo com 86 gols em duas temporadas de Real Madrid, o português consegue agradar os críticos, principalmente aqueles mais bairristas.

É fato que logo atrás de Messi vem Cristiano Ronaldo, já que as marcas registradas pelo próprio induz isso. Basta levar em conta os 53 gols em 54 jogos que o camisa 9 madrilenho fez nesses últimos dez meses. Basta deixar o patriotismo de lado e conseguir enxergar os 40 gols feitos no Campeonato Espanhol, disputando apenas 32 partidas, uma média de 1,25 gols por jogo.

A verdade também é que o brasileiro gosta de ver e aceitar apenas aquilo que lhe convém e é por isso que algumas comparações sem fundamento são feitas. Não quis usar esse texto para desmerecer Neymar, é um craque que vem se mostrando espetacular, mas ainda está atrás de jogadores que até o momento são melhores e possuem conquistas maiores.

Felipe Reis

Abaixo os 53 gols de Cristiano Ronaldo na temporada 2010-2011.

Um comentário: