quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um intruso entre os imortais

Iniesta e seu troféu em mãos
A eleição de Andrés Iniesta ao prêmio de melhor jogador da Europa em 2012 foi justa, mas não impediu uma certa surpresa por parte dos espectadores.

Deixar Lionel Messi com suas excepcionais marcas e recordes quebrados e Cristiano Ronaldo com o título espanhol, e também dono de grandes feitos individuais, era algo que nem o próprio meia catalão esperava.

Sou defensor da tese de que jogador que marca muitos gols sendo espetacular merece quase sempre levar vantagem em uma premiação como essa.  Não é para menos, ser incrível e conseguir aliar essa qualidade com eficiência é e foi obra para poucos na história do futebol.

No entanto, Iniesta, que não tem um perfil goleador, compensa essa "deficiência" com extrema maestria em outros quesitos. Posicionamento em campo, excelência no passe e regularidade constante são apenas alguns dotes que esse "monstro" tem em seu vasto repertório de adjetivos.

Certa vez, Zinedine Zidane, gênio francês, disse que ao ver Andrés com a bola, era como se estivesse olhando para um espelho seu dentro de campo.

E ele não estava errado!

Em minha opinião, além do camisa 8 do Barcelona se assemelhar demais no estilo do eterno astro, o nível de talento pode ser também comparado. E por que não?

Assim como Zizou, o atual melhor da Europa faturou tudo por clube e seleção. E o mais importante: sempre sendo fundamental para o grupo dentro e fora das quatro linhas.

O problema é que Iniesta, juntamente com Xavi, outro espetacular jogador, compete com Cristiano Ronaldo e Messi quando há votações deste tipo. E Todos sabem que é extremamente difícil superar dois mortais atacantes que fazem mais gols do que partidas que disputam.

Com certeza se não fosse por isso, os dois pilares do meio-campo barcelonista concorreriam e revezariam ano após ano um prêmio individual ainda maior: o de melhor do mundo.

Números de Andrés Iniesta na temporada 2011/2012

Jogos pelo Barcelona: 46 
Gols: 8 
Jogos pela seleção espanhola: 13
Gols: 2
Títulos: Supercopa da Espanha; Supercopa da Europa; Mundial Interclubes; Copa do Rey e Eurocopa de seleções.

Felipe Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário