sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Schumi: um adeus entre o amor e ódio dos brasileiros

Schumacher: o maior para todos e não tão grande para nós
Michael Schumacher, o maior piloto de todos os tempos na Fórmula 1, anunciou sua aposentadoria para 2013 e com ela irá levar o questionamento, ainda que totalmente sem fundamento, sobre seu domínio dentro da modalidade.

Nem mesmo os inúmeros recordes conseguem fazer os brasileiros, que tem Ayrton Senna como ídolo intocável na opinião popular, admitirem que o alemão, último inimigo na carreira de "nosso herói das pistas", tenha sido superior ao falecido piloto durante sua trajetória.

O fato é que seu jeito pouco carismático também colaborou para que isso acontecesse, mas independente das controvérsias, a grande verdade é que Schumi foi sim o melhor condutor que já botou as mãos no volante de um carro de Fórmula 1.

Para complementar meu pensamento, afirmo que, provavelmente, o heptacampeão não seja o maior ídolo nem mesmo o mais querido dentro do esporte que praticou e reinou, mas com certeza foi o mais talentoso e cerebral entre tantos grandes que já passaram pelo automobilismo. Os números comprovam isso e são exatamente eles que acabam com qualquer subjetividade passional.

O torcedor brasileiro fanático e atento apenas para o que lhe convém adora usar estatísticas favoráveis quando estas são para defender algum atleta tupiniquim de seu agrado. Porém, quando o inverso ocorre, o mesmo tenta utilizar várias válvulas de escapes para denegrir a imagem de um rival estrangeiro. Michael Schumacher sofreu isso na pele. Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e o lutador de MMA Jon Jones também sabem como é ter que passar por essa barreira. 

Recordes de Michael Schumacher dentro da Fórmula 1

Maior número de títulos: 7 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004)
Maior número de vitórias: 91
Maior número de vitórias consecutivas: 7
Maior número de pódios: 155
Maior número de pódios consecutivos: 19
Maior número de pole positions: 68
Maior número de voltas mais rápidas: 77
Maior número de pontos: 1560
Maior número de corridas terminadas na zona de pontuação: 220
Maior número de corridas consecutivas terminadas na zona de pontuação: 24
Maior número de voltas na liderança: 5111
Maior número de vitórias em um mesmo GP: 8 vitórias no GP da França
Maior número de pole positions em um mesmo GP: 8 poles no GP do Japão
Maior número de vitórias em uma mesma temporada: 13 vitórias em 2004

Curiosidades que demonstram o talento nato de Michael Schumacher

- A Benetton terminou seu serviço na Fórmula 1 no ano de 2001 com apenas dois títulos de pilotos e um entre os construtores. Michael Schumacher foi o responsável por todos eles em 1994 e 1995 (pilotos e construtores).

- Em 2000, o alemão foi responsável pelo fim de um amargo jejum de 21 anos sem título de um piloto ferrarista.

- Em 1992, ainda em sua segunda temporada dentro da Fórmula 1 e pilotando a modesta Benetton, Schumi conquistou uma honrosa terceira colocação na pontuação geral do quadro de pilotos. Ficando, inclusive, a frente de Ayrton Senna. Este já tricampeão mundial na época.

Felipe Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário