terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lionel Messi e a velha sensação de uma de suas testemunhas

Messi fatura sua quarta Bola de Ouro Fifa.
Nunca me esqueço daquela bola convertida por Michael Jordan contra o Utah Jazz no jogo 6 da grande final da temporada 1997-1998 da NBA que deu o título ao Chicago Bulls e marcou sua despedida com a camisa vermelha do time de Illinois.

Lembro também que logo após esse fatídico lance, eu, totalmente estarrecido, pensava em voz alta a seguinte sentença: "Nossa, não vi Pelé, mas pude ver Michael Jordan". Minha mãe, ao meu lado, não entendeu nada dessa reação espontânea e inesquecível (para mim) que tive.

Não, o texto não é sobre o maior jogador de todos os tempos do basquete. É sim, sobre um possível detentor desse mesmo status em breve, mas no esporte mais popular do planeta: Lionel Messi.

E por que eu comecei o post citando esse meu episódio pessoal com relação ao mito das quadras?

A resposta é simples e imediata!

A cada partida que vejo do argentino, aquela expressão utilizada por mim após o milagre feito pelo camisa 23 dos Bulls é constantemente dita e refletida por este blogueiro. Só muda o personagem.

Quando falo de futebol, tenho o costume de comentar ou comparar somente jogadores que pude testemunhar nesses meus 30 anos de vida. Acho subjetivo demais se basear naquilo que não se sentiu e viu. Gênios assim não apenas se testemunha, se sente também.

Com esse meu método de enxergar, visualizar e equiparar talentos, o que sei, principalmente, é que Lionel Messi é único e está muito acima de todos que pude acompanhar. E olha que já vi muito jogador assombroso, embora os mais antigos insistam que os heróis de suas épocas eram possuidores de mais qualidades.

Messi faz Iniesta parecer "normal". Será mesmo?
O camisa 10 do Barcelona é tão superior aos seus companheiros de profissão que faz Iniesta, um craque do nível similar a Zidane (não, não estou exagerando) parecer o "simples Iniesta". O mesmo ocorre com Cristiano Ronaldo, um atacante que em minha análise é melhor do que foi Ronaldo Fenômeno, por exemplo, mas que por atuar num período "errado", fatalmente terminará sua carreira como o eterno número 2 de sua geração. Algo semelhante aconteceu com Garrincha nos tempos de Pelé.

E a você que é de idade mais avançada, bairrista e costuma sempre "puxar a sardinha" para os ídolos de seu tempo de adolescência, tente ver mais o que esse argentino faz com a bola nos pés, tente se informar e dar mais valor aos números que esse estratosférico atleta vem construindo, tente se livrar do sentimento de saudosismo e, principalmente, tente aceitar ou reconsiderar que este gênio da bola, mesmo sendo natural de um país rival ao nosso, pode sim roubar a coroa do então "inatingível numéricamente" Pelé sem precisar conquistar uma Copa do Mundo.

Os mais velhos exageram sobre Cruyff ou Messi que é desumano?
Esses pedidos são feitos, pois ainda é notado muito ufanismo e ignorância quando o assunto percorre sobre as realizações de Lionel Messi. Uns insistem em protestar o craque alegando que suas marcas extraordinárias só estão sendo alcançadas pelo fato de haver grandes nomes ao seu lado. Outros preferem dizer que seus adversários são de baixo nível técnico.

Enfim, seria conveniente citar inúmeros argumentos favoráveis sobre uma possível troca no trono de majestade do futebol, mas isso não vem ao caso. Quem está predisposto a não compactuar com tal opinião, sequer pensará em avaliar a situação e sempre achará alguma válvula de escape para colocar obstáculos em sua íntima admissão.

E volto a frisar que não quero medir forças entre a Pulga e o atual rei do esporte calçado por chuteiras, mas sim deixar claro que um ser humano, por mais deslumbrante e fenomenal que tenha sido, pode ser atingido e até ultrapassado. Basta a boa vontade da platéia permitir!

Lionel Messi e seus recordes e com apenas 25 anos.

- Maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais com 289 gols.
- Segundo maior artilheiro da história da Champions League com 56 gols.
- Maior goleador de uma temporada (2011/2012) mundial na história com 82 gols.
- Maior goleador em um ano do calendário no futebol mundial com 91 gols.
- Maior goleador de um clube em uma temporada com 73 gols em 2011/2012.
- Maior goleador do Barcelona na história do Campeonato Espanhol com 195 gols.
- Recorde de gols em uma edição do Campeonato Espanhol com 50 gols na temporada 2011/2012.
- Recorde de gols em uma edição da Champions League com 14 gols na temporada 2011/2012.
- Único jogador a ser quatro vezes consecutiva artilheiro da Champions League.
- Somente Lionel Messi e Gerd Muller foram quatro vezes artilheiro da Champions League.
- Segundo maior artilheiro do maior clássico espanhol (Barcelona x Real Madrid) com 17 gols.
- Quarto maior artilheiro da história da seleção argentina com 31 gols.
- Somente Lionel Messi e Samuel Eto`o marcaram gols em duas finais de Champions League com a camisa do Barcelona. Em 2009 e 2011 diante do Manchester United.
- O primeiro jogador a marcar gols em duas finais de Mundial Interclubes FIFA. 2009 contra o Estudiantes/ARG e 2011 diante do Santos/BRA.
- Quinto jogador mais jovem a fazer um gol em Copas do Mundo. O tento foi assinalado na vitória de 6 a 1 da Argentina sobre Sérvia e Montenegro em 2006 na Alemanha.
- Recorde de gols com a camisa da seleção argentina em um só ano. Foram 12 gols em 9 jogos em 2012. 

Quer mais? Então espere! A carreira de Lionel Messi está somente na metade.

Felipe Reis

4 comentários:

  1. Fefa, Pelé fez 58 gols em um campeonato paulista em menos de quatro meses. Ele jogava com os dois pés, cabeceava bem, explodiu com dezessete anos em uma copa. Champions League é treino, Copa do Mundo é o supressumo do futebol. Nada se compara a este evento, NADA, pergunta pra qualquer mulher ou dono tiozão o que é champions league... Copa todo mundo para pra assistir e se você reina nela... O Messi terá a chance de calar todos os críticos dele em 2014, inclusive eu. Pra mim, ele já está no nível de todos os gênios (Maradona, Cruyff, Garrincha, Di Stéfano, Leônidas), mas com o Pelé ainda não acho. Sem dúvida, o nível dele subiu muito com o Guardiola e o Barcelona, na minha opinião, o maior time que eu vi (não vi Santos de Pelé), mas esse Barça é de outro mundo. Lembre que o Eto e o Ibra saíram do Barça para o Messi poder jogar e ele não despontou tão cedo como o Pelé, com apenas 16 anos. O negão não precisou de nenhum técnico para o futebol dele chegar no ápice. São épocas diferentes, mas é um argumento. Se o Messi continuar igual nesta temporada por mais quatro, cinco anos, aí o vai ser difícil. É um gênio mesmo o Messi, mas quem viu Pelé ainda não se convenceu que Messi é melhor...

    ResponderExcluir
  2. O Ibra jogou com o Messi em 2009/2010 e nesse ano o argentino foi o melhor do mundo, artilheiro da champions e do espanhol. Eto`o em 2009 também jogou com Messi e o argentino foi artilheiro da Champions.
    A pulga está há 6 anos (desde os 19) entre os dois melhores do mundo na eleição FIFA. Sobre Pelé, não dá para se prender no "explodiu mais cedo, por isso é melhor". A superioridade de um ou de outro não se baseia só na precocidade da carreira de um deles. Meu intuito nunca foi comparar Pelé ou Messi, só dizer que o atual Rei do futebol pode ser atingido e até ultrapassado e que "Copa do Mundo" nos dias de hoje não é uma válvula de escape tão forte. Um torneio de um mês a cada 4 anos e que atualmente engloba OS MESMOS jogadores que estão no ANUAL torneio europeu de clubes não pode ser A PROVA FINAL para se determinar quem foi melhor ou maior. Na época em que cada jogador atuava em seu país, tudo bem. Não hoje mais. Abraços Nakajima. Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Já perdeu a graça essa premiação....rsrs
    Ano que vem ele terá uma penca - 5 bolas de ouro, mas merece.

    Gostei muito do blog, estou seguindo, tanto aqui quanto no facebook, e aproveito e convido para conhecer meu site. Siga-me por lá e também nas redes socias - facebook e twitter.

    Jogador de futebol tem vontade? Bronqueia lá no blog!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário. A adoração pelo seu é recíproca. Já segui você no facebook pelo meu perfil (Felipe Reis) e também pelo o do blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir