terça-feira, 1 de maio de 2012

Uma lacuna interminável no coração do Brasil

Cena que todos queriam ter visto naquele de maio de 1994

Há 18 anos o Brasil perdia Ayrton Senna da Silva. Um dos grandes esportistas que esse já país teve.

Devo admitir que nunca fui seu fã, mas não tem como negar a influência que o modo como o piloto encarava os desafios exerceu sobre o povo brasileiro.

E foi em um desses desafios, justamente em um 1° de Maio, dia do trabalho, que um dos maiores trabalhadores do nosso esporte morria exercendo sua profissão. 

Devido a isso, Ayrton Senna, tri-campeão mundial de Fórmula 1, atingiu um nível de adoração que não dá para ser explicado. 

A população de seu país de origem mal entendia (e ainda não entende) de carros, motores, pilotos e circuitos. O único fascínio para os telespectadores da época era justamente um homem que, apenas com o carisma, conseguia atrair a atenção de milhares e os fazia pensar que eram experts em automobilismo.

Após sua morte, ainda tivemos Gustavo Kuerten. Outro ídolo solitário de uma modalidade pouco praticada no Brasil. Porém nem sua simpatia e jeito "moleque" fizeram com que chegasse perto de ser louvado como foi Ayrton.

Particularmente, sempre preferi Nelson Piquet. Achava o outro tri-campeão mundial superior técnicamente no volante e mais espontâneo como pessoa, mas não há como rejeitar a idéia de que sua arrogância aliada ao surgimento de Ayrton Senna o fez perecer na opinião pública do brasileiro. 

Senna foi único! Pelo menos no quesito idolatria ainda vai demorar para aparecer alguém semelhante em qualquer esporte que seja. Não que eu concorde, mas é um fato que existe e não dá para ser contrariado.

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." Ayrton Senna

Ayrton Senna foi tri-campeão mundial com a McLaren
Carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1:

Equipes: Toleman (1984), Lotus (1985-1987), Mclaren (1988-1993) e Williams (1994).
N° de corridas: 162 (161 largadas).
N° de vitórias: 41 
N° de pole positions: 65
N° de campeonatos mundiais: 3 (1988, 1990, 1991)
N° de pódios: 80
N° de voltas mais rápidas: 19
Primeiro GP: Grande Prêmio do Brasil de 1984
Último GP: Grande Prêmio de San Marino de 1994
Primeira vitória: Grande Prêmio de Portugal de 1985
Última vitória: Grande Prêmio da Austrália de 1993   


Felipe Reis 

Um comentário:

  1. E aí Colega de Perua! Tudo bem?

    Na estação República em sampa tá tendo uma exposição do Senna... ainda não fui, sempre tem uma filinha pra entrar...

    Me lembro que no dia do enterro dele, eu cheguei atrasada no Santista e o Didi me mandou de volta pra casa porque era a 4a. vez que eu chegava atrasada no mês (se não me engano). Nessa época eu não ia mais pra escola de perua... hehehe

    Nada a ver, mas quando li seu texto, me lembrei disso... Aí cheguei em casa e fiquei vendo a comoção do povo...

    Parabéns pelo Blog! Não entendo nada de esportes, mas tá bem legal!

    Beijos da sua colega japa da perua.

    ResponderExcluir