segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

RG49: a volta do que ainda não foi

Ronaldinho Gaúcho atuando pelo Atlético-MG em 2012
Quando Ronaldinho Gaúcho anunciou sua ida ao Atlético-MG, rapidamente escrevi aqui que seu destino profissional poderia estar traçado de forma muito negativa.

O meu questionamento interior era: como, um ex-número 1 do futebol mundial por dois anos consecutivos, iria parar tão rapidamente e de forma catástrófica, em um clube que quase não disputa títulos?

A clara desmotivação do craque e um possível esquecimento por parte dos torcedores àquele que foi um dos maiores talentos da história era o que incorpava meu texto sobre o ex-camisa 10 de Barcelona e seleção brasileira.

Apesar de ter considerado boa a passagem de Ronaldinho pela Gávea, não analisei como prudente a maneira como saiu de lá e achei sim, na época, que o astro tinha tudo para se jogar em um abismo sem fim após a sua derrocada moral no Flamengo.

E como não sou orgulhoso, dou graças a Deus por ter errado essa profecia. O agora RG49 calou a mim e a muitos outros críticos com o ótimo futebol mostrado no Galo mineiro. Futebol este, que fez o time ser vice-campeão brasileiro. Melhor posição obtida pela equipe alvinegra de Belo Horizonte  neste século.

Tudo bem que o dentuço não atuou sozinho e tinha uma bom grupo o ajudando nessa trajetória, mas foi nítido que sua presença em campo foi um fator quase que determinante ao ótimo rendimento do conjunto. Seja ele no quesito psicológico, técnico ou tático.

O problema em falar de um personagem como Ronaldinho é justamente a dúvida sobre o futuro. O que esperar dele para 2013? Acomodação, sua característica maior nos últimos 4 anos, ou motivação pela proximidade de mais uma Copa do Mundo e pela primeira Libertadores do Atlético-MG em 12 anos?

Realmente, eu desisto de escrever sobre o que virá pela frente quando o assunto é Ronaldinho Gaúcho. Não quero pedir mais desculpas.
 
Felipe Reis

2 comentários:

  1. Felipe, R49 é uma incógnita, mas nem tanto assim...

    ele não saiu do barça atoa..

    muito menos não rendeu no Flamengo por causa de dinheiro...

    é um craque, com certeza.. mas só quando quer..

    esperremos 2013..

    BLOG DO CLEBER SOARES -CHAPA AZUL
    clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Felipe, Acho que deu pra ficar claro quem era o bagunçado da historia, ele precisava ser disciplinado mesmo sendo ele muito rico, acabou dando certo pelo o fato do Galo viver uma nova fase no futebol.
    www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir