quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Grêmio 2013: o lado negativo de um projeto positivo

Bom ambiente no vestiário será vital para o sucesso gremista em 2013
Quando não coloquei o Grêmio entre os principais favoritos ao título da Taça Libertadores da América desse ano (o palpite é encontrado no artigo "Quem vencerá em 2013?"),  não foi por menosprezo ao "supertime" que o tricolor está montando sob a tutela de Vanderlei Luxemburgo, mas sim por uma cautela da minha parte quanto ao poder de administrar vaidades que o experiente treinador terá a obrigação de possuir mais uma vez em sua carreira.

Não creio que André Santos, Elano, Vargas, Barcos e Kléber Gladiador sejam jogadores fáceis de lidar caso amarguem o banco de reservas por muitos jogos seguidos. Por outro lado, para quem já comandou (com inúmeros problemas) atletas ainda mais geniosos, e também geniais, como Edílson, Edmundo, Marcelinho Carioca, Romário, Ronaldo e Raúl, a tarefa de massagear egos pode parecer tranquila dessa vez.

Além desses possíveis obstáculos internos, a equipe gremista precisará se adaptar ao ambiente de sua nova casa. A Arena, por mais que seja uma bela e cômoda moradia para o clube gaúcho, também transmitirá a sensação de novidade até mesmo ao time mandante.

No entanto, se o bicampeão da Libertadores conseguir passar por cima dessas duas principais barreiras, certamente completará o grupo dos favoritíssimos ao título da competição continental.

Resta saber qual Grêmio nós veremos durante o ano. Aquele que juntará, com sucesso, uma constelação de bons valores experientes ou um reduto de vaidosos que deixarão de lado o bem coletivo em troca do reconhecimento individual.

Felipe Reis

Um comentário:

  1. Felipe,

    também em minha ánalise eu cito esses problemas, são muitas as contratações e um time não se faz do dia para noite, um elenco sim, mas time é tempo e conjunto.

    Sobre o problema da vaidade fecho 100% com você. Isso também é uma coisa que pode atrapalhar e muito a vida do imortal.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    ResponderExcluir