sábado, 2 de março de 2013

Barcelona: decadência ou apenas dias ruins?

Barcelona: conhecendo um pouco o outro lado da moeda
As três derrotas nos últimos quatro jogos - duas delas para o maior rival Real Madrid - liga um sinal de alerta para o futuro do Barcelona e abre uma questão jamais mencionada nos últimos anos em relação ao time catalão.

Será a decadência da, então, melhor equipe do mundo?

Definitivamente não!

É bem verdade que, no momento, o grupo azul e grená provavelmente não seja o mais poderoso do planeta. No entanto, isso não nos dá o direito de achar que o plantel culé esteja à beira do abismo.

Perder para os dois maiores clubes da história do futebol em termos de títulos continentais é algo natural. Por outro lado, existe sim a preocupação sobre a forma como essas derrotas vieram. Incontestáveis!

O time realmente não está bem, mas isso é consequência da falta de um comando gabaritado do lado de fora do gramado. O Barcelona é um gigante que, repentinamente, caiu no colo de um despreparado Jordi Roura, auxiliar técnico do afastado Tito Villanova.

Seria covarde criticar a capacidade de um interino que ocupou o cargo de uma maneira "meio sem querer". Contudo, é necessário afirmar que um forte conjunto precisa de um treinador conceituado para que ele possa tentar reinventar a maneira de jogar do elenco e assim consiga enfrentar a evolução dos seus rivais. Rivais estes que antes eram batidos com facilidade e hoje conseguem vencer merecendo sair de campo como ganhadores.

E mesmo que a falta de uma cabeça pensante do outro lado das quatro linhas não seja o grande obstáculo catalão, devemos saber que o esporte é assim. É muito mais duro se manter no topo e impedir a evolução de seus adversários do que visar algo a ser batido e se estimular para derrotá-lo.

Resumindo: nem sempre Lionel Messi vai resolver, tampouco o Barcelona será o campeão.

O problema é que quanto maior e melhor você for, menos créditos para errar ou desempenhar uma má performance você terá. Qualquer resultado negativo por parte de qualquer colosso esportivo é motivo de inúmeros questionamentos de fãs e críticos.

E uma prova disso, contrariando tantas opiniões negativistas sobre os próximos dias do Barça, é que o time blaugrana lidera com folga o campeonato espanhol e fatalmente será o campeão dele com a melhor campanha da história do torneio.

Felipe Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário