quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Desmistificando um mito

Ronaldo melhor do mundo por três vezes: merecido?
Desde que foi instituído pela FIFA, em 1991, o prêmio de melhor jogador do mundo já parou por oito vezes  em mãos de cinco brasileiros. Ronaldo é o maior vencedor deles com três troféus em sua galeria pessoal seguido por Ronaldinho Gaúcho com dois. Já Rivaldo, Romário e Kaká tiveram essa honra em apenas uma oportunidade.

O critério principal que o orgão vem utilizando para nomear um determinado atleta como o número 1 do futebol é avaliar como foi seu desempenho na UEFA Champions League, a mais valorizada competição continental que existe. Nada mais justo, uma vez que essa disputa engloba os melhores times da Europa e tem 10 meses de duração.

Apesar disso, o maior torneio do Velho Continente perde seu peso em ano de Copa do Mundo. Algo errado, uma vez que o Mundial é disputado dentro de míseros 30 dias e o suposto candidato ao prêmio só pode jogar no máximo 7 partidas. Muito pouco para merecer esse status.

Enfim, não escrevo esse texto para difamar Ronaldo Fenômeno, mas sempre me indago e aos outros, que se dizem fãs do ex-jogador, se hoje em dia, com essa nova forma de observação da FIFA, o eterno camisa 9 da seleção canarinho teria recebido tantas vezes o título de maior craque do planeta.

Acredito que não!

Pelos números e curiosidades abaixo, poderemos ver que todos os brasileiros já vencedores da premiação  tiveram ótimos desempenhos individuais na história da UEFA Champions League. A exceção é justamente Ronaldo.

Ronaldo "Fenômeno": 

Clubes que defendeu em UEFA Champions League: Internazionale de Milão, Real Madrid e Milan
N° de edições que participou: 7
N° de jogos: 40*
N° de gols: 14*
* Contando fase pré-grupo são 42 jogos e 16 gols.
Curiosidade: No auge de seus 22 anos e defendendo a Internazionale de Milão, Ronaldo disputou 6 jogos na UEFA Champions League da temporada 1998/1999 e teve um desempenho para se esquecer: apenas um gol e substituição em 5 ocasiões. Pelo Real Madrid, o Fenômeno entrou em campo 36 vezes e estufou as redes em 15 oportunidades. Com o time merengue, o resultado mais expressivo que Ronaldo conseguiu, foi chegar até as semi-finais na temporada 2002/2003.

Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho Gaúcho:

Clubes que defendeu em UEFA Champions League: Barcelona e Milan

N° de edições que participou: 6
N° de jogos: 47
N° de gols: 18
Curiosidade: Na temporada 2005-2006, Ronaldinho conduziu o Barcelona ao título da UEFA Champions League sendo o principal jogador e vice-artilheiro da competição com 7 gols.

Rivaldo: 

Rivaldo em 1999
Clubes que defendeu em UEFA Champions League: Barcelona, Milan e Olympiakos

N° de edições que participou: 9
N° de jogos: 73
N° de gols: 27 
Curiosidade: O meia-atacante foi campeão da UEFA Champions League na temporada 2002/2003 marcando dois gols durante a campanha do título. No entanto, Rivaldo era apenas um reserva de luxo e incomodado com isso, logo deixou o clube de Milão. Antes disso, na temporada 1999/2000, o brasileiro havia sido artilheiro da competição continental com 10 gols quando ainda atuava pelo Barcelona.


Kaká: melhor do mundo em 2007
Kaká: (ainda em atividade pela UEFA Champions League)

Clubes que defendeu em UEFA Champions League: Milan e Real Madrid

N° de edições que participou: 8 (contando a temporada atual)
N° de jogos: 70 (até o momento)
N° de gols: 25 (até o momento)
Curiosidade: Kaká foi o único brasileiro a conseguir ser artilheiro e campeão de uma mesma edição de Champions League. Isso ocorreu na temporada 2006/2007 quando levou o clube Rossonero ao título marcando 10 gols.

Romário:  

Romário atuando pelo Barcelona
Clubes que defendeu em UEFA Champions League: PSV Eindhoven e Barcelona
N° de edições que participou: 6
N° de jogos: 32
N° de gols: 20

Curiosidade: Romário foi artilheiro de duas edições de UEFA Champions League (1989/1990 e 1992/1993). Pelo PSV Eindhoven, o baixinho fez 15 gols em 17 jogos. Já no Barcelona, anotou 5 gols em 15 partidas disputadas, sendo também vice-campeão na temporada 1993/1994.

 Ao observar esses dados, muitos irão pelo menos pensar se Ronaldo foi muito mais um jogador de Copas do Mundo do que de clubes. Não é "pegar no pé" de um atleta que já se aposentou e sim mostrar que para ser o melhor do planeta precisa manter boas médias em competições que percorrem pelos meses de toda uma temporada. Essa é a minha política de priorizar quem é melhor ou pior dentro de campo.

Felipe Reis

14 comentários:

  1. Não consigo ter certeza se é um demérito ou algo a engrandecer o fato dele não estar na melhor equipe (a campeã) e ainda ser considerado o melhor jogador do mundo, claro q exceção feita ao ano q foi campeão mundial pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O Zidane Tb foi o melhor jogador em 2003 e o Real não ganho a Champion, e tenho ctz q ele era o melhor jogador do mundo naquele momento.

    ResponderExcluir
  3. Samuel, o Ronaldo sempre esteve em ÓTIMAS equipes e nunca fez NADA (está provado aí acima) no maior torneio de clubes do mundo. Já sobre o Zidane, também acho que em 1998 ele foi o melhor do mundo sem merecer, uma vez que naquela Copa jogou apenas 5 jogos. Em 2003 também não creio que o francês era o melhor do mundo disparado como hoje é o Messi, por exemplo. Sobre o Ronaldo em 2002 nem se fala. Antes da Copa ele participava de rodízio na Inter, tanto que saiu de lá brigado com o técnico Hector Cúper.

    ResponderExcluir
  4. A pior colocação da Inter nos últimos 15 anos no Campeonato Italiano foi na temporada 1998/1999. Quem era o atacante? Ronaldo! Tudo bem, ele fez 14 gols em 19 jogos, mas o elenco era fortíssimo e ele pouco fez pela campanha. Jogadores como Baggio, Simeone, Djorkaeff, Pagliuca, Pirlo, Zamorano, Bergomi, Zanetti, Recoba e Kanu não podem ser ignorados. O povo brasileiro nunca vai poder falar que o Ronaldo não foi bem em clubes na Europa porque não jogou em grandes times. É MENTIRA! Uma mentira encoberta!

    ResponderExcluir
  5. E ah, e o Hector Cúper foi bi-vice da Champions como técnico do Valência em 2000 e 2001. Burro eu acho que ele não era, né?

    ResponderExcluir
  6. Cara, a champions é um fator muiiiiito importante, porém não o único. VC deveria acrescentar nessa sua pesquisa o histórico nas demais competições dos clubes nos anos em que esses atletas foram campeões. Igualmente, o Ronaldo não teve destaque, sendo em algumas até reservas e não alcançando nenhum título nacional. Aliás, o único título de campeão nacional que ele conseguiu em toda sua carreira foi pelo Real Madrid, em um ano que ele foi substituído em 22 das 33 partidas que disputou!

    ResponderExcluir
  7. Então Guina, no ano que o Ronaldo foi campeão espanhol pela única vez (2002/2003), ele foi o vice-artilheiro da competição com 23 gols. Jogou 31 jogos, 29 como titular, só completou 11 e duas como reserva.
    Enfim, se a gente for ligar os anos que ele foi "melhor do mundo" ao que ele fez na temporada, fica pior ainda. Hoje em dia, um artilheiro de campeonato nacional sem ser campeão dificilmente ganharia o prêmio.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Samuel sobre o Zidane, pq embora tenha jogado apenas 5 jogos, brilhou nas partidas decisivas, ou seja, quando precisava... Levou a França para 1 inédita Copa do mundo e um vice-campeonato, além de um Campeonato europeu.
    Aliás, só ele, Pelé, Vavá e Breitner conseguiram marcar gols em 2 finais de copa do mundo.
    Em 2008, ele também ganhou o Campeonato italiano pela Juve, sendo bi-campeão. Além de dois vice-campeonatos da champions, jogando em altíssimo nível.
    Ou seja, foi bi-campeão do Italiano, Bi-vice da Champions e campeão Mundial pela frança em 1998. Ganhou a Champions e o Mundial pelo Madri em 2002 e o Espanhol em 2003.
    Na champions de 2002, ele marcou gol na semi-final, eliminando o Barça em pleno camp nou e na final, numa partida que estava 1x1, meteu um gol de voleio, o gol do título!
    Resumindo: Não tem como comparar o que o zidane fez para merecer e o Ronaldo... Os números, as conquistas e as aparições decisivas provam isso.
    Aliás, é só ver como foi a despedida dos dois na Espanha e a saudade que cada um deixou por lá, pra ver a diferença entre os dois.
    Não dá para compará-los, é covardia!

    ResponderExcluir
  9. Ah, mas sobre isso não comparo mesmo. Em clubes ele fez muita coisa também, mas os brasileiros só o reconhecem pelos dois gols na final da Copa de 1998. Sobre o que você disse, faço apenas uma observação: naquele Mundial ele só foi decisivo na final. Na semi, o jogador que decidiu foi o Thuram, quando fez dois gols contra a Croácia. O artilheiro do time na Copa foi o Thierry Henry. Já o Zidane foi expulso na segunda partida e só voltou contra a Itália em um 0 a 0 feio.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho q vc não entenderam o q eu escrevi, vcs só comprovaram o q eu falei. Ou seja, q mesmo sem ser titular absoluto (sabe lá pq razões), ou votando de contusão, ou brigado com o técnico ele foi eleito o melhor jogador. O q vcs acham q ele comprou o titulo, pra poder entender a idéia de vc d q ele não joga nada só se eu pensar q não havia jogadores a altura pra competir com ele e isso sabemos muito bem q não é verdade.
    O estranho Tb é q jogadores como Zico reverenciem tanto o Ronaldo. Fefa sei q vc é um excelente estudioso do futebol, mas nos meus 32 anos raras vezes vi alguém jogar com a facilidade e beleza q o Ronaldo jogava. Oportunismo, velocidade, inteligência. Pra mim ele ainda é melhor q Cristiano Ronaldo e Messi, apesar dos números não dizerem isso.

    ResponderExcluir
  11. E tu acha que ficar na reserva, se contundir, é regularidade, Samuel?
    Samuca, valeu pelo elogio (mesmo eu estando longe disso, sou como vocês) e claro, opinião é opinião.
    Acho que o Ronaldo foi muito bom no comecinho de carreira, mas depois decaiu demais e contou com um grande suporte publicitário. Sobre a questão entre ele e Messi ou Cristiano Ronaldo, eu nem o coloco no mesmo patamar dos dois. Do Messi então, nem se fala. É só pegar o DVD de um e de outro. Ronaldo foi um excelente atacante por dois anos, Messi é um gênio como jogador (faz mais gols e dá muuuuito mais assistências) há 5. Massss, como eu falei, né? Opinião é opinião! Abraçãooo e valeu por comentar aqui sempre!

    ResponderExcluir
  12. E se números ou estatísticas não dizem nada, temos que aguentar argentino falando que Maradona é melhor que Pelé, né? Pois a primeira coisa que a gente fala para defender o Rei é sobre os números individuais de ambos.

    ResponderExcluir
  13. se formos so pensar nos números vamos dizer a Filippo Inzaghi é o melhor atacante da europa de todos os tempos. Eu só quis dizer no começo q achava o Ronaldo apto para ganhar o prémio quando ele ganhou.
    Se o Messi só jogasse na seleção ele nunca ia ser o melhor domundo pq o time não ajuda ele? E não dá pra falar q na seleção ele joga com jogadores ruins.

    ResponderExcluir
  14. Mas exatamente é isso que eu quero dizer: o brasileiro tem o mau costume de vangloriar apenas os jogadores daqui. Pq Filippo Inzaghi é ruim? Pq o Klose é ruim? Pq o Raúl é meia boca? Ao mesmo tempo pq o Ronaldo com números bem inferiores em clubes do que todos esse é gênio? Pq o Leandro Damião já é "craque"? Sobre o Messi da seleção argentina ser diferente do Barcelona, é algo óbvio: ele joga muito mais recuado na seleção e praticamente do outro lado, como meia esquerda mesmo. Tanto é que o líder de assistências no time é ele. Assim como é no Barcelona, só que no time catalão, ele é artilheiro também. Sobre ele ter parceiros que o ajudam, normal. Agora te pergunto, o Ronaldo jogou em excepcionais times e nunca foi nem 25% do que é o Messi hoje, o Robinho saiu do Santos e foi jogar ao lado de feras e não fez nada. Só mostra potencial, quem tem, né? Abraçãooo. ps: Tu tem que ver UFC com a gente qualquer sábado pra gente perpetuar essa discussão. rsss

    ResponderExcluir