segunda-feira, 11 de junho de 2012

A ironia que envolve o ano de Lionel Messi

Messi e a Bola de Ouro: cena que ainda poderá se repetir por anos
Muitos dizem que o argentino Lionel Messi corre sério risco de não faturar a Bola de Ouro FIFA referente a temporada 2011/2012 pelo fato de não ter conseguido ajudar o seu clube, o Barcelona, a conquistar o Campeonato Espanhol ou a UEFA Champions League.

Os bairristas fanáticos que mal acompanham futebol cobram do craque hermano um título com a equipe onde atua e defendem a tese de que somente isso lhe concederia o direito de continuar a ser o número 1. Porém, os desavisados de plantão se esquecem de um imenso detalhe: este foi o melhor ano, individualmente falando, do super astro.

Ao não vencer os dois principais torneios que disputou com a camisa azul e grená, mas com alto índice de aproveitamento em termos de gols, assistências e espetáculo, Messi desmistifica aquela velha e manjada crítica de que só jogava bem por fazer parte de uma verdadeira seleção.

Sim, realmente o Barcelona é uma potência e possui outros talentos indiscutíveis, mas o que temos que notar é que nesta temporada o time catalão não levantou nenhum caneco de expressão e mesmo assim o seu camisa 10 foi ainda mais brilhante e genial do que vinha sendo em anos anteriores.

O fato é que, com 84 gols em 68 jogos nestes últimos 10 meses (se somarmos os números de Barcelona e seleção argentina), a Pulga só deixará de conquistar seu quarto prêmio de melhor jogador do planeta, caso a FIFA queira dar um pouco de graça a esta disputa.

Cá para nós, tem como imaginar algum outro motivo para não eleger um cara que, em um só ano, bateu o recorde de gols numa edição de Campeonato Espanhol e UEFA Champions League e que, de quebra, se tornou o maior artilheiro da história do clube que defende e também o principal goleador de uma única temporada, seja ela européia ou mundial, em todos os tempos? Eu acho que não!

Desempenho de Lionel Messi na temporada 2011/2012

Seleção Argentina:  

Amistosos: 2 jogos / 6 gols
Eliminatórias da Copa de 2014: 5 jogos / 3 gols

Total: 7 jogos / 9 gols

Barcelona:

Amistosos: 1 jogo / 2 gols
Campeonato Espanhol: 37 jogos / 50 gols
Copa do Rey: 7 jogos / 3 gols
UEFA Champions League: 11 jogos / 14 gols
Mundial Interclubes: 2 jogos / 2 gols
Supercopa da UEFA: 1 jogo / 1 gol
Supercopa da Espanha: 2 jogos / 3 gols

Total: 61 jogos / 75 gols

 Felipe Reis

3 comentários:

  1. Esse cara ainda vai ganhar uns 10 prêmios da FIFA, como melhor do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Marcar gol não significa ser o melhor. Messi só sabe correr com a bola ou esperar passe..
    Já viu o pipoqueiro Argentino dando elástico ? Carretilha?
    Quando você ver isso me avisa.. Avisou pro Neymar e ao Cr7 que o Messi aprendeu jogar futebol dando espetáculo, e não a depender de Xavi e Iniesta..

    ResponderExcluir
  3. E elástico e carretilha significa algo? Você já viu o Michael Jordan fazer malabarismo dentro de quadra? Acompanhando o seu pensamento os jogadores do AND 1 (street basketball) são melhores que ele.

    ResponderExcluir