segunda-feira, 4 de julho de 2011

Jovens valores, antigos temores


Se nós acreditarmos na história de que a Copa de 2014 terá um novo Pelé, protagonista de uma edição com apenas 17 anos, talvez tenhamos uma grande decepção ao olharmos para os recentes desempenhos de jogadores abaixo dos 24 anos que todos ansiavam uma brilhante atuação na hora de decidir a favor de sua seleção.

Em 1998, muitos esperavam que Ronaldo fosse trazer o penta para o Brasil, já que estava no auge e com somente 21 anos "voava" em campo. Pois foram esses mesmos 21 anos que pesaram na grande final diante da França. Após a misteriosa convulsão que até hoje ninguém explica, o "Fenômeno" foi relacionado para jogar e apagado, nada pôde fazer.

Voltando um pouco mais no tempo, podemos observar que em 1994, Romário só levantaria uma taça de Copa aos 28 anos. Outros mitos do futebol que realizaram o mesmo, porém com dois anos a menos, foram Maradona em 1986 e Zidane em 1998. Em 1990, Lothar Matthaus, grande nome do torneio, ergueu o troféu com 29 anos.

Na Copa do Mundo de 2002, Ronaldo já perto dos 26 anos e Rivaldo com 30, foram os principais jogadores. Não que tivessem brilhado tanto assim, pois a trilha rumo ao penta foi relativamente fácil, mas isso mostra que o fator idade é determinante em uma edição de Mundial. Um exemplo disso é que Ronaldinho Gaúcho, eleito o melhor jogador do mundo em temporadas posteriores, foi apenas um coadjuvante com seus meros 22 anos de vida.

Assim como Ronaldo em 1998, Lionel Messi chegou à Copa em 2010 como o centro das atenções e no ápice da sua forma física e técnica com apenas 23 anos. No entanto, o argentino saiu do Mundial pelas portas dos fundos sem marcar um gol sequer. É óbvio que seu rendimento foi atrapalhado pela formação tática que Maradona montou na época, mas talvez com mais experiência, Messi teria personalidade suficiente para indicar o setor do campo favorável para seu talento despontar.

Sabendo disso ao assistirmos uma seleção brasileira com possíveis grandes craques no futuro, mas que em 2014 ainda terão somente 24 anos, como ficaríamos tão seguros de que o Brasil será Hexa?

Partindo dessa premissa desenvolvida, será que podemos crer que Robinho com seus 30 anos deverá ser o protagonista de outro título para o Brasil deixando Neymar, PH Ganso, Pato e Lucas apenas como meros coadjuvantes? Cá entre nós, não acredito que isso aconteça. E você?

Felipe Reis

Um comentário:

  1. Hexa?
    Como diziam Paulinho Mocidade e Dico da Viola: "SONHAR NAO CUSTA NADA!"
    Quem sabe num futuro BEM distante, com a ajuda do espírito da Janete Clair e seus eternos "Astros".
    Abs Rei.

    ResponderExcluir