segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Neymar: obstáculos e atalhos de cada caminho

Todos sabem que o próximo destino do camisa 11 santista é a Europa, mas a dúvida que se propaga cada vez mais é quanto ao clube que o melhor jogador brasileiro em atividade irá defender em 2012. Uns garantem ser o Barcelona, já outros cravam o nome do atleta no Real Madrid. Além das recentes batalhas que travam dentro de campo, os dois melhores times do mundo no momento também disputam outra guerra fora dos gramados.


Afinal, o que seria melhor para Neymar? Barcelona ou Real Madrid? Confira aqui algumas vantagens e desvantagens que o craque pode encontrar em cada equipe.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

NO BARCELONA



PRÓS:

- Um ataque com Lionel Messi e Neymar poderia ser o tormento para qualquer equipe do mundo. Atuando juntos, é bem provável que o domínio do Barcelona dure ainda mais.

- Nos últimos 20 anos, 4 jogadores brasileiros conseguiram o posto de melhor do mundo atuando pelo clube catalão. Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho são exemplos desse sucesso. Com a camisa azul-grená, Neymar pode ser o próximo.

- O entrosamento da equipe pode ser outro fator benéfico ao futebol de Neymar. Além disso, o técnico Guardiola costuma dar liberdade aos jogadores mais talentosos.

CONTRAS:

- O status de celebridade que Neymar ostenta no Brasil acabará assim que o atleta vestir a camisa do time da Catalunha. Guardiola sempre afirma que o perfil de jogador que deseja em seu plantel é o de um homem discreto fora de campo e eficiente dentro dele.

- Por haver muito entrosamento e harmonia entre os jogadores, a equipe do Barcelona consegue lidar bem com o esquema de rodízio entre seus atacantes. É bem possível que Neymar não saiba aceitar tal condição e seu rendimento caia.

-  Aqui, Neymar é considerado "o cara" pelo excepcional futebol que apresenta. Na Catalunha, o craque terá que ter um desempenho ainda melhor para pensar em roubar esse posto de Lionel Messi. Algo bem difícil de acontecer.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

NO REAL MADRID



PRÓS:  

- Com José Mourinho em seu comando, Neymar pode evoluir muito taticamente e profissionalmente. O português consegue extrair o melhor de seus atletas.

- A motivação que o clube madrilenho tem em superar o Barcelona é algo que pode beneficiar o futebol de Neymar dentro da equipe.

- Se conseguir demonstrar todo seu potencial, Neymar pode fazer uma excelente dupla com Cristiano Ronaldo. Acontecendo isso, a certeza é de muita habilidade e gols.

CONTRAS:

- Com José Mourinho é assim: se não render, não joga! Nem adianta fazer cara feia.

- Provavelmente o começo da estadia de Neymar com a camisa do Real Madrid será marcada por uma disputa de posição com Cristiano Ronaldo. Os dois atuam pelo mesmo setor do campo. No momento, o brasileiro perderia essa briga.

- O Real Madrid é uma equipe muito tática. Seus atletas devem cumprir com extrema excelência o que Mourinho pede. É bem provável que Neymar sinta dificuldades em ter que fazer lá o que não é de seu costume por aqui: marcar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Felipe Reis

2 comentários:

  1. Como eu não suporto esse Real Madrid, acharia legal um ataque com Neymar, Messi e Villa. Além da torcida do barça ter mais empatia com jogadores brasileiros (coisa que a madrilenha não tem, na minha humilde opinião). Mas já ouvi em algum lugar que o Messi é voto contra Neymar, será que é verdade? Se for, a ida do Neymar para o time Catalão pode "desestabilizar" seu fechado grupo! Não acha?

    ResponderExcluir
  2. Para fechar, acho que o Neymar tem mais a cara de Real Madrid...

    ResponderExcluir