quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Missão possível


É inegável que Túlio "Maravilha" provavelmente seja um dos personagens mais folclóricos do futebol brasileiro nas últimas duas décadas. Talvez seja tanto, que seus ótimos números são até esquecidos.

Quando falam desse artilheiro, a maioria das pessoas apenas lembram de frases de efeito como "Eu sou o Rei do Rio" e "O povo gosta de gols, emoção e de Túlio Maravilha" e deixam de lado seus feitos dentro de campo.

Na seleção brasileira, o atacante fez 13 gols em 15 jogos disputados, atingindo a excelente média de 0,86 gols por partida. Em clubes, Túlio foi artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro em três oportunidades (1989,1994 e 1995) e do Campeonato Carioca também por três anos (1994, 1995 e 2005). Sem contar as artilharias da Série B (2008) e Série C. Esta última por duas vezes (2002 e 2007).

Enfim, a possibilidade de acontecer o seu milésimo gol é grande e caso ocorra, ninguém poderá tirar seus méritos. Agora no Bonsucesso e alegando ter 967 gols mesmo sem provas para tal afirmação, Túlio só pendurará as chuteiras depois que seu objetivo for alcançado, seja ele real ou imaginário.

Não querendo me contradizer em relação a esses méritos que disse anteriormente, mas o que o protagonista do único título brasileiro do Botafogo precisa saber, é que metade de seus tentos foram feitos em divisões inferiores. Uma prova disso é que seu gol de número 500 (algo já excepcional) foi realizado em 1999 quando ainda jogava no Cruzeiro, o último clube considerado grande defendido pelo "matador".

E apesar dessa observação, fica a torcida por esse jogador que tanto fez no futebol e poucos reconhecem. No entanto, o torcedor que está por volta dos 30 anos de idade, ou mais, sabe o quanto Túlio foi marcante na última década do século anterior. Principalmente quando travava duelos inesquecívels contra Romário e Renato Gaúcho para saber quem dominava o Rio de Janeiro.

Felipe Reis

2 comentários:

  1. Eu não sabia dessa média dele na seleção. Mas acho que ele não chega aos 1000 gols não. Mas gostaria. O comercial dele da Gol é demais. E mesmo ele fazendo aquele gol contra o Santos em 1995, eu gosto dele.

    ResponderExcluir
  2. Na seleção teve "La mano de Túlio" contra a argentina po... AhuahuAUHAUHUAHUHAUHAUH
    Demais esse comercial
    Túlio X Romário X Renato Gaúcho...
    Era sensacional
    "Tulio Maravilha, nós gostamos de você!!!"
    "Noventa e cinco... mais um ano de alegria,
    a tua estrela brilha... é gol de Tulio Maravilha!!!"
    uhauAHUHAUAUHAUHUAHuaH

    ResponderExcluir