segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você não lembra, mas aconteceu

Aqui estarão, através de imagens e informações, mais 21 curiosidades sobre futebol que certamente o torcedor já se esqueceu.



1- O goleiro italiano Gianlucca Plagliuca conseguiu a façanha de ser o único jogador da posição a ser expulso em uma partida de Copa em toda história. O fato aconteceu no Mundial de 1994 em um jogo diante da Noruega, no qual sua seleção saiu vencedora por 1 a 0.



2- O agora técnico Alexandre Gallo, tem um infeliz dado negativo em seu retrospecto como atleta. Quando jogava e ainda era conhecido apenas pelo sobrenome, o então volante foi vice-campeão brasileiro por 3 times diferentes em um período de 5 anos. Em 1995 pelo Santos, em 1996 defendendo a Portuguesa e em 1999 vestindo a camisa do Atlético-MG.



3- Com 18 gols anotados, Alfredo Di Stéfano é o maior artilheiro da história do confronto entre Barcelona e Real Madrid. Atrás dele aparecem Raúl, com 15 gols, César Rodriguez com 14, Gento, Puskas e Lionel Messi com 13. Fechando a lista dos principais goleadores do clássico, surge Santillana, com 12 tentos assinalados.



4- Das últimas 19 edições de Premiere League, o Manchester United sagrou-se campeão por 12 vezes. Quase o dobro das 7 conquistas que os Red Devils haviam conseguido durante os 100 anos anteriores de campeonato Inglês.



5- Rivais quando jogavam por seus clubes no Brasil, Paulo Roberto Falcão e Toninho Cerezo formariam uma das melhores duplas de volantes da história da Roma. Juntos por duas temporadas (1983/1984 e 1984/1985), os craques ajudaram o time da capital a faturar a Copa da Itália de 1984.



6- Zico é o principal artilheiro da história do Maracanã com 333 gols marcados. Em relação ao Mineirão, quem reina absoluto a lista de goleadores de todos os tempos do estádio é Reinaldo com 152 tentos assinalados. Já sobre o Morumbi, Sérginho Chulapa é quem aparece no topo dos matadores de suas metas com 117 gols feitos.



7- Curiosamente, o maior estádio de futebol do mundo fica em um país onde o esporte não é tão praticado. É o Rungrado May Day, situado na Coréia do Norte e com capacidade para 150 mil pessoas.



8- Até hoje, o francês Michel Platini foi o único eleito como melhor jogador (em 1984 e 1985 defendendo a Juventus) e também melhor técnico (em 1991 comandando a seleção francesa) pela revista do Reino Unido World Soccer. Desde 1982 o prêmio é dado aos atletas de maior destaque na temporada. Já para os treinadores, a premiação acontece desde 1984.



9- O ucraniano Andriy Shevchenko é o segundo maior artilheiro da história do Milan com 175 gols. O atacante só fica atrás do sueco Gunnar Nordahl, ídolo do clube na década de 50 que estufou por 221 vezes as redes dos adversários.



10- Através de uma pesquisa feita pela empresa alemã Sport+Markt há pouco mais de um ano, foi divulgado que o Barcelona possui a maior torcida da Europa. O clube catalão conta com 57,8 milhões de fãs no Velho Continente. Já o arquirrival Real Madrid, aparece em segundo lugar com 31,3 milhões de torcedores.



Felipe Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário