quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dez grandes mentiras do futebol


Nesse artigo tentarei colocar dez grandes inverdades estigmatizadas pela mídia e que o torcedor acredita. Muitas vezes essas mentiras são injustas e em outras ocasiões elas superestimam algum atleta ou clube.

1- O apelido de "sono" ao jogador Alex é algo totalmente incabível comparado ao que o meia já realizou dentro do futebol. Em seu vasto currículo de vitórias, estão entre elas uma Taça Libertadores da América pelo Palmeiras e um Campeonato Brasileiro vestindo a camisa do Cruzeiro sendo o protagonista de ambas as equipes. Atualmente na Turquia, Alex foi o artilheiro do campeonato local e de quebra conquistou o título turco com o Fenerbahce.

2- Falar que Messi não produz na seleção argentina é algo muito superficial. Não é possível que uma conquista de Mundial sub-20 sendo o artilheiro do torneio e uma medalha de ouro olímpica como principal jogador não impeça esse rótulo que "El pulga" ostenta até hoje.

3- A paixão pelo futebol principalmente em época de Copa muitas vezes cega o torcedor brasileiro. Um exemplo disso é falar que Rivaldo "jogou muito" durante o Mundial de 2002. Em minha visão, ele foi sim importante, mas ficou longe demais de ser espetacular. Desafio qualquer pessoa a pegar gravações de todos os jogos daquele torneio e me mostrar em qual partida o meia foi brilhante e fez algo que nenhum outro jogador faria.

4- O torcedor santista adora falar que seu time de coração não conquistou mais vezes a Taça Libertadores pelo fato de que o clube se negava a disputá-la após ter sido bi-campeão da América. O que muitos desconhecem ou querem esconder é que o Santos participou das edições de 1964 e 1965, sendo eliminado por Independiente e Peñarol respectivamente.

5- A torcida corintiana também adora se gabar afirmando ser a única fiel ao time que ama. Ao meu ver, todas as torcidas brasileiras apoiam igualmente seus clubes de coração. Não consigo enxergar uma torcida mais fanática do que a outra, quando se trata de grandes equipes do futebol brasileiro.

6- Em relação a Ronaldo ser o maior artilheiro de todas as Copas é uma grande verdade. Porém, poucos sabem é que em média de gols por Mundiais disputados o "Fenômeno" fica para trás. Enquanto Ronaldo demorou 3 Copas para anotar 15 gols, o alemão Gerd Muller levou apenas duas para marcar 14. Já o marroquino naturalizado francês Just Fontaine impressiona ainda mais com 13 tentos em apenas um Mundial.

7- O povo argentino tenta achar comparações entre Pelé e Maradona, mas o fato é que não existe isso entre ambos. O currículo de Maradona se resume a dois campeonatos italianos, uma Copa da Uefa e a Copa do Mundo de 1986. Muito pouco para ousar pensar em ser o melhor de todos os tempos.

8- Talvez seja a maior mentira de todas: A Copa do Mundo. É inegável que esse torneio seja o mais importante do futebol. O que muitos confundem é importância com dificuldade. Em minha análise, render em uma Copa muitas vezes (ou sempre) é mais fácil do que jogar em alto nível durante uma temporada inteira. Pensando dessa forma, eu valorizo muito mais um jogador que se mantém regular enfrentando grandes clubes a outro que de forma esporádica se apresenta bem em uma competição de sete jogos disputados a cada quatro anos e hora ou outra contra seleções pífias.

9- Os grandes saudosistas corintianos afirmam que Rivelino foi o maior ídolo da história do clube. Gostaria de perguntar como um jogador, por melhor que seja, consegue essa façanha sem conquistar um título sequer pelo time? E olha que sua passagem pelo Corinthians durou 9 anos.

10- Os fãs de Ronaldo podem não gostar do que será dito, mas o critério utilizado para nomeá-lo como melhor jogador do mundo em 2002 foi totalmente errado e contraditório. Naquele ano, o atacante praticamente não atuou nos primeiros meses pela Internazionale de Milão devido a sua má condição física decorrente de uma cirurgia no joelho e também por desavenças com Héctor Cúper, técnico "interista" na época. Após a Copa (No qual foi o melhor jogador em minha opinião) o camisa 9 brasileiro ainda ficou inativo por quase 60 dias à espera de sua transferência para o Real Madrid. Resumindo, em 2002 Ronaldo jogou efetivamente apenas 4 meses de futebol. Muito pouco para faturar o maior prêmio individual do esporte.

Felipe Reis

Um comentário:

  1. Fefa, mandou bem! Incluo também algumas mentiras do futebol: Alexandre Pato, Mascherano e muitos outros jogadores que tem status demais e futebol de menos. Uma das grande mentiras do futebol é dizer que Atlético-MG é time grande!

    ResponderExcluir