quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Você não lembra, mas aconteceu

Esse quadro do blog trará, através de informações e imagens, 21 fatos do futebol que pouca gente se recorda ou até mesmo soube algum dia.



1- A edição de 2006 da Taça Libertadores da América teve 14 artilheiros com 5 gols cada. Entre eles, 5 brasileiros aparecem na lista. Aloíso do São Paulo, Nilmar do Corinthians, Marcinho e Washington do Palmeiras e Fernandão do Internacional são esses goleadores.



2- Assim como em 5 finais disputadas com a camisa do Corinthians, Marcelinho Carioca foi decisivo também na última conquista carioca do Vasco da Gama em 2003. O Pé-de-anjo marcou um dos gols na vitória de 2 a 1 do time cruzmaltino sobre o Fluminense.



3- Dois anos após ser o algóz vascaíno ao marcar o gol inesquecível que deu o tricampeonato carioca para o Flamengo em 2001, o sérvio Petkovic fez parte e foi um dos mais importantes jogadores da campanha vitoriosa do time do alto da Colina no estadual de 2003.



4- Em 1997, Dodô fez 55 gols pelo São Paulo e tornou-se o maior artilheiro do clube em uma só temporada. Marca que ostenta até os dias de hoje.



5- Djalminha foi titular e um dos principais jogadores da campanha do único título espanhol conquistado pelo La Corunã. O craque disputou 31 partidas e anotou 10 gols na temporada 1999/2000.



6- Jardel é o único jogador que conseguiu a façanha de ser artilheiro dos dois torneios continentais mais cobiçados do planeta. Em 1995, após marcar 12 tentos, o atacante foi o goleador principal da Taça Libertadores da América jogando pelo Grêmio. Já na temporada 1999/2000, o cearense foi o artilheiro da Champions League anotando 10 gols com a camisa do Porto.



7- Apesar de rápida e não vitoriosa, a passagem de Edmundo pelo Corinthians foi marcante em termos de gols. O "Animal" foi às redes 33 vezes em 37 jogos disputados.



8- Mesmo considerado por muitos como o principal culpado da eliminação da seleção na Copa de 2010, Felipe Melo saiu do Mundial como detentor do melhor passe da competição com 97% de aproveitamento. O volante também fez parte daquele Cruzeiro supercampeão em 2003.



9- Com 8 gols assinalados, o holandês Ronald Koeman foi o único zagueiro da história que conseguiu a proeza de ser o artilheiro de uma edição da Champions League. Isso ocorreu na temporada 1993/1994.



10- Apesar de identificados com clubes rivais do Corinthians, em 2001 Muller e Paulo Nunes tentaram a sorte no time do Parque São Jorge. No entanto, ambos não obtiveram o mesmo sucesso que haviam conquistado anteriormente em outras equipes por onde passaram.



Na próxima edição do quadro, haverão mais fatos que estão enterrados ou desconhecidos na memória do torcedor.

Felipe Reis

Um comentário:

  1. Porra, essas fotos são verídicas? zico no vasco, socrates no santos....nem sabia...hehehehe

    ResponderExcluir