terça-feira, 27 de outubro de 2009

Injeção de ânimo neles!!!


Nos primeiros seis meses de 2009 estava tudo perfeito para o Corinthians. Após ter conseguido o retorno à elite do Campeonato Brasileiro, o timão começou o ano embalado com vitórias no campeonato paulista, aguardando a estréia do então recém contratado Ronaldo.

Para a sorte do time de Mano Menezes, o fenômeno superou as expectativas ao fazer a sua parte durante a campanha do clube no primeiro semestre. O resultado disso foi dois títulos nos dois campeonatos disputados, o Paulistão e a Copa do Brasil. Parecia que tudo estava dando certo para o Corinthians encerrar o ano ganhando todas as competições.

No entanto, bastou o segundo semestre começar para o comodismo entrar em ação. Para se ter uma noção, até a final da Copa do Brasil contra o Inter de Porto Alegre, o time alvinegro tinha uma campanha exuberante com 22 vitórias, 15 empates e apenas 4 derrotas, sendo que duas delas havia sido sofrida com o time reserva. Já nessa segunda parte do ano, a equipe conquistou apenas 7 vitórias, 7 empates e 9 derrotas. Números bem abaixo daqueles que levaram o clube a ser o dono do primeiro semestre no país.

Não se pode culpar apenas o pequeno desmanche que o elenco sofreu. As saídas de André Santos, Christian e Douglas foram muito prejudiciais, mas não é o fator único que colaborou para a queda de produção. Há também uma notória falta de motivação por parte do grupo. Isso chega até a ser um desrespeito com a torcida que aguarda o tão sonhado título da Libertadores ano que vem.

Além disso, as principais contratações que chegaram para suprir as posições que ficaram carentes depois da saída dessas três peças, ainda não conseguiram se adaptar. Edu, que era o que eu mais esperava, sofre com seguidas contusões que o impedem de manter uma sequência de jogos. O limitado Marcelo Mattos, na minha opinião, não pode jogar em um Corinthians que almeja ser campeão da américa. Enquanto Edno e Defederico precisam mostrar a que vieram, já que em seus clubes, eram a referência e no timão serão apenas dois jogadores para compor o elenco.

Com tantos problemas surgindo para o Técnico Mano Menezes nessa fase final de Brasileirão, há quem diga (inclusive eu) que o time ideal para a Libertadores de 2010 era aquele que faturou tudo no primeiro semestre de 2009.

Felipe Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário